All for Joomla All for Webmasters

Alunos aprendem cruzamento de dados na oficina Gastos Abertos


Por Alessandro Junior

Na aula do segundo módulo das Oficinas de Gastos Abertos desta terça-feira (08), Rodrigo Burgarelli, repórter do Estadão Dados, apresentou conceitos básicos do Excel e do Google Planilhas e propôs atividades práticas para lidar com as bases de dados utilizando essas ferramentas.

Trabalhando com dados dos orçamentos aprovados do município de São Paulo, os jornalistas aprenderam desde a exportação do arquivo para o Google Planilhas, passando pela limpeza dos dados, até o cruzamento de duas tabelas diferentes.

Rodrigo alertou sobre a importância de analisar a base e verificar o formato utilizado na tabela. Quando trabalha-se com números, é importante certificar que os dados numéricos estejam, de fato, sendo lidos como números para que as fórmulas possam identificá-los corretamente.

Rodrigo Burgarelli, do Estadão dados, ensina a analisar dados com o Google Sheets
Rodrigo Burgarelli, do Estadão dados, ensina a analisar dados com o Google Sheets

O poder dos filtros também foi demonstrado e, logo depois, como agrupar dados com o auxílio da tabela dinâmica. Com ela, é possível fazer a análise de um segmento da planilha, além de ser uma grande aliada na separação e no cruzamento das informações, paral comparar, elaborar relatórios, acessar dados específicos das planilhas. Além disso, a tabela dinâmica facilita a reordenação de linhas e colunas.

Com o auxílio de Burgarelli, os jornalistas puderam cruzar o orçamento de São Paulo de 2014 com o de 2015. Utilizando fórmulas nas planilhas, foi possível determinar a diferença no orçamento de cada órgão da Prefeitura e visualizar que, apesar do orçamento total ter crescido nesse ano, o município opera com menos recursos, levando em consideração a inflação pelo índice IPC-A.

Durante toda a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de apontar possíveis caminhos para os desafios encontrados e compreender como interpretar e corrigir os erros que podem surgir. Ao final da aula, foi iniciado o trabalho com as bases de dados que serão utilizadas nos projetos dos jornalistas, que foram apresentados no início do segundo módulo do curso.

Posts relacionados

Comentários (1)

Que conteúdo bacana, gostaria de estar presente nesta aula!
Tem algum material em vídeo que eu possa acompanhar?

Deixe um comentário