python

Você sabe ler esse código?

Dois meses, 12 horas por semana. Se te falassem que esse é o tempo necessário pra você conseguir escrever algo parecido com o que está escrito na imagem desse post, você aceitaria o desafio?

A Escola de Dados está formando um grupo de estudos que vai funcionar durante dois meses para aqueles que querem aprender a programar. Se você nunca teve motivação/apoio para pelo menos entender como os computadores “pensam”, essa é uma ótima oportunidade para começar.

Você não precisa saber qualquer coisa sobre computadores.

São três os pré-requisitos: lembrar vagamente da matemática do ensino médio e ter muita boa vontade para aprender. Você precisa entender inglês também.

Os encontros presenciais serão na capital paulista. Outro grupo está se formando em Porto Alegre. Se você deseja montar o seu na sua região, fale com a gente. Podemos ajudá-la(o) a divulgar nas nossas redes.

A ideia surgiu porque daqui duas semanas começa o curso de Introdução à Ciência da Computação e Programação do MIT – Massachusetts Institute of Technology, via plataforma edX.

O curso ensina fundamentos da Ciência da Computação por meio da linguagem de programação Python, considerada uma das mais amigáveis para iniciantes. Ao fim do curso você vai ter aprendido como dar instruções ao computador para executar tarefas de baixa, média, e média-alta complexidade. Mais importante do que isso, vai ter aprendido a treinar a sua mente a transformar problemas do mundo real em problemas que podem ser resolvidos pelos computadores.

edx-logoAs aulas vão do dia 19 de fevereiro até 23 de abril.

O objetivo é que o grupo se encontre semanalmente para revisar o conteúdo do curso, que é estruturado em aulas semanais com um “dever de casa” por semana. Encontramos para revisar a aula e trocar ideias sobre o trabalho referente à aula.

Se você quer fazer parte do grupo de estudos, inscreva-se aqui.

A inscrição para o curso do MIT pode ser feita aqui. Você pode optar por pagar (para receber um certificado ao fim) ou fazer o curso de graça como ouvinte.

Reforço o que já foi mencionado na lista: fiz o curso no segundo semestre de 2012 e ele é de altíssimo nível! A qualidade do material e a didática dos professores coloca no chinelo muito curso pago por aí. Não perca a oportunidade de aprender, gratuitamente (ou se desejar, pagando uma quantia merecedora e recebendo certificado), uma habilidade importantíssima por meio de uma das melhores instituições de ensino do mundo.