Expedição de Dados

Os melhores contadores de histórias de dados não aprenderam tudo o que sabem a partir de um livro… Muito veio a partir da tentativa e erro, pegando algumas vezes o caminho correto, outras vezes um beco sem saída, ou às vezes precisando aprender uma nova habilidade para atravessa barreiras…







O que é exatamente uma expedição de dados?

Expedições de dados são missões para mapear territórios desconhecidos, descobrir histórias escondidas e resolver problema não resolvidos na Terra dos Dados. Em uma equipe, voce vai resolver um problema, resolver uma questões ou trabalhar num projeto. Nós vamos ajudá-lo a começar e caberá a você decidir onde você vai…

Intrigado? Leia mais…

Na Escola de Dados, duas das nossas filosofia centrais são aprender fazendo e trabalhar com dados reais.

Fonte da imagem: glenn- no Flickr

Expedições de Dados são a verdadeira personificação dessas filosofias. Nós propomos para você um desafio, o agrupamos em um time e você decide como lidar com o problema na sua frente. Você pode até mesmo fazer novos amigos ao longo do caminho…

Nós fornceremos uma orientação, uma mãozinha (se necessário) e um pouco de humor geek – todo o resto é com os participantes.

Para quem são as expedições de dados?

Todo mundo. Há um papel para todo mundo e você pode desempenhar o papel que você é mais forte, enquanto que, se você quiser, pode agraupar-se com pessoas que são mais fortes numa habilidade que você gostaria de aprender mais. Os papeis necessários para uma expedição de dados podem ser encontradas abaixo:

  • Contador de histórias – Pessoas que são boas em encontrar ângulos interessantes para explorar e produzir resultados que realmente falam com o público-alvo. Contadores de história são particularmente fundamentais para definir uma questão e em reunir a missão que o grupo quer trabalhar.
  • Batedores – batedores perseguem dados por toda web. Eles podem ter um perfil técnico ou não, dependendo de quão difícil é obter os dados (sejam dados fáceis para baixar ou que precisam raspagem).
  • Analista – Analistas são aqueles de esmiuçam os dados encontrados pelos batedores e testam as hipóteses geradas pelos contadores de história.
  • Engenheiro (opcional) – Os engenheiros compilam os resultados finais com a ajuda do grupo. Normalmente são pessoas mais técnicas, mas não necessariamente programadores. Já vimos muitos resultados legais compilados por pessoas que sabem usar ferramentas que já estão disponíveis por aí.
  • Designers – Os designers embelezam a visualização dos resultados e garantem que realmente exista uma história por trás dos dados. Observação: uma representação em papel de como você gostaria de visualizar seus resultados tem a mesma validade de um gráfico completo e interativo produzido por um programador/designer (muitas vezes até serve de um precursor de um recurso interativo).

Como numa busca real, as pessoas da sua equipe vão auxiliá-lo quando você estiver travado, apontar caminhos alternativos quando um mostra-se não muito bom. Nenhuma expedição será a mesma duas vezes, e quanto você aprende depende da habilidade do seu time para trabalharem juntos e ensinar uns aos outros…

O que espera-se que eu produza numa expedição de dados?

Diferentemente de um curso tradicional, não há respostas certas. Além do mais, nós não especificamos o que os resultados devem ser. Isso é proposital, nós queremos estimular a criatividade e o pensamento livre. Isso significa que voce pode produzir o que quiser, desde um post de blog ou versão desenhada a mãoo de uma visualização que gostaria de criar, até uma aplicação interativa com o que estiver nas suas mãos e com suas habilidades.

O principal objetivo para os investigadores é aprender um do outro e trabalhar com os dados para resolver problemas da vida real, responder perguntas e contar histórias.

Quanto tempo uma expedição dura?

Expedições presenciais podem ir de três horas a um dia.

Online elas duram tipicamente 2 a 3 semanas (espere trabalhar em torno de 3 a 4 horas por semana). Vamos experimentar num futuro próximo sessões com um dia inteiro intenso e uma semana online. Nos acompanhe!

Certo, estou me sentindo confiante. Como eu começo?

Parabéns, explorador intrépido, por ser um dos corajosos que se preparam para sair numa manhã enevoada para desvendar mistérios, escalar os picos e catalogar novas espécies.

Participar é fácil – não é necessário conhecimento ou experiência prévia. Enquanto você estiver disposto a vie a aprender, você é bem-vindo. Se você possui habilidades em algumas áreas mas não em outras, participe, você vai contribuir muito com a expedição!

Para participar de uma Expedição de Dados no futuro, preencha seus detalhes (formulário em inglês, no momento) e nós o informaremos assim que uma expedição começar.

Guia

Nós não estamos apenas olhando ativamento para aventureiros, mas também para guias. Se você é ousado e criativo o suficiente para levar um grupo através dos vales depois de uma busca ou criar sua própria missão, você tem o que é necessário para ser um Guia de uma Expedição de Dados.

Como um guia, você vai definir a missão e acompanhar o progresso dos aventureiros, orientando-os, se necessário. Se for preciso, é bom fornecer materiais extras ou indicar onde alguém pode encontrar mais recursos para aprender novas habilidades.

Cheque nosso Guia para Guias sobre como guiar e organizar uma expedição de dados. Se você planeja guiar uma expedição online, entre em contato!

Observação – trajes engraçados e nomes bobos não são obrigatórios – mas eles ajudam a atrair uma multidão.

Roube nosso modelo – execute-o você mesmo!

Ficaríamos lisonjeados se você mesmo executasse um desses. Eles fazem uma boa combinação com hackathons or quando executados apenas eles. Precisa de uma mão? Nos envie uma mensagem em escoladedados [arroba] okfn.org.

Claro, sempre ficamos entusiasmados quando pessoas nos dizem que elas estão conduzindo um evento, então podemos destacá-lo no blog e ajudar a divulgar seus resultados. Também gostamos de obter um retorno sobre como o modelo funciona – então se você tem ideias, por favor, entre em contato!

Um kit completo para uma expedição pode ser encontrado na seção Guia para Guias. Verifique!

Comentários rápidos sobre expedições presenciais e online podem ser encontrado abaixo.

Expedições Presenciais

Temos praticado rodar essas expedições online. Nossa primeira tentativa ocorreu no MozFest em 2012 (leia aquiem inglês). Expedições demoram 3 horas num dia e incluem trabalho focado num trabalho distinto. Para nossa primeira expedição, tivemos três missões diferentes.

Lembre-se que o objetivo é divertir-se enquanto trabalho e aprende sobre dados – não os resultados.

Expedições Online

Expedições Online tentam levar o conceito de Expedições de Dados a partir do mundo físico e dependem de e-mails e outras formas de organização.

Nossa primeira expedição está para ocorrer com o lançamento da Escola de Dados em português, mas voce pode acompanhar a versão anglófona em School of Data e ver os anúncios aqui. Anuciaremos as versões em português na nossa lista de e-mails e no nosso blog. Acompanhe!