All for Joomla All for Webmasters

Escola de Dados recebe premiação na final do Desafio de Impacto Social Google | Brasil

Marco Túlio Pires (Escola de Dados), Thiago Rondon, Carol Riley, Gisele Craveiro e Everton Zanella (todos da Open Knowledge Brasil), receberam, em nome do projeto Gastos Abertos, o prêmio de 500 mil reais na final do Desafio de Impacto Social Google | Brasil
Marco Túlio Pires (Escola de Dados), Thiago Rondon, Carol Riley, Gisele Craveiro e Everton Zanella (todos da Open Knowledge Brasil), receberam, em nome do projeto Gastos Abertos, o prêmio de 500 mil reais na final do Desafio de Impacto Social Google | Brasil

A Escola de Dados, junto da Open Knowledge Brasil, foi premiada nesta quinta-feira com 500 mil reais no Desafio de Impacto Social Google | Brasil, com o projeto Gastos Abertos. Ao todo, mais de 750 projetos de todo o Brasil foram submetidos ao Google. Dez foram selecionados para a grande final e quatro receberam o prêmio máximo de um milhão de reais, escolhidos por uma banca de jurados. Os outros seis projetos receberam 500 mil reais, cada.

A final do Desafio de Impacto Social Google | Brasil foi muito disputada e estamos emocionados e honrados de fazer parte desse grupo fantástico de projetos. Estamos também profundamente agradecidos com a generosidade do Google, que resolveu premiar não apenas quatro ONGs, mas todas as dez finalistas. Infelizmente, os vídeos divulgados no site do Google não fazem jus à qualidade das ONGs e profissionais envolvidos nas iniciativas. Só quem estava no escritório do Google nesta quinta-feira pôde conhecer um pouco mais das pessoas e dos projetos, que vão desde construir uma geladeira solar para comunidades da amazônia até um serviço de SMS que informa mães sobre a criação de seus bebês.

O projeto Gastos Abertos, proposto pela Open Knowledge e Escola de Dados, vai oferecer visualizações fáceis e intuitivas sobre o que o governo está fazendo com o nosso dinheiro. Não apenas isso, aqui na Escola vamos oferecer cursos online e offline sobre gastos públicos, de modo que qualquer um possa replicar o projeto em sua cidade ou estado.

Para que o maior número de pessoas possa ter contato com o projeto estamos firmando parcerias com portais de notícias. Vamos publicar conteúdo periódico nesses lugares com informações encontradas no Gastos Abertos. O portal PdH e o Gizmodo Brasil confirmaram a parceria e estamos conversando com outros canais.

Mais do que uma vitória da Open Knowledge e da Escola de Dados, a premiação e o reconhecimento do Google em relação ao Gastos Abertos é uma vitória de toda a comunidade que luta por transparência e por dados abertos. Esperamos que o Gastos Abertos possa dar contribuições importantes para um debate que já existe há anos no Brasil e que vem acumulando uma série de vitórias no âmbito legal (com a Lei de Acesso à Informação, por exemplo), mas que ainda carece de muitos pontos de pressão externos para ser considerada realidade.

Fiquem ligados, ainda falaremos muito sobre o Gastos Abertos, aqui e em outros lugares!

Posts relacionados

Deixe um comentário