All for Joomla All for Webmasters

Que tal organizar um ‘Cerveja com Dados’ em sua cidade?

A Escola de Dados organiza, desde 2016, encontros da comunidade de jornalistas de dados e programadores. Agora queremos construir, de forma colaborativa (então já sinta-se convidado a participar), uma agenda de eventos, “Cerveja com Dados”, em diferentes cidades para fomentar a integração entre grupos interessados em trocar conhecimentos sobre jornalismo, ciência de dados e programação.

Voltado a quem trabalha com dados abertos, programadores, jornalistas e outros públicos interessados, o Cerveja com Dados funciona assim: 3 ou 4 participantes compartilham metodologias de trabalho em breves apresentações, no formato de lightning talks, para dar início às trocas entre o grupo. A ideia é que as falas sejam curtas, não mais do que 10 minutos, e que o tempo total das apresentações não passe de meia hora (sim, porque queremos bater papo e tomar cerveja!).

Quer fazer um na sua cidade?

Tudo o que você precisa para organizar o seu Cerveja com Dados é um local que possua ambiente para apresentações e um público interessado, é claro.Abaixo, algumas instruções sobre como organizar o encontro e como entrar em contato com a gente para que sua edição possa ser divulgada em nossas redes.

Organizando um Cerveja com Dados


Pré-evento:

  1. Identifique pessoas ou grupos em sua cidade que possam apresentar uma metodologia de trabalho ou um case baseados em dados e queiram compartilhar isso com a comunidade. Dica: Duas ou três apresentações é um número bom. A ideia não é ser um seminário, mas um espaço de troca.
  2. Encontre o espaço para a realização do evento e determine uma data. Dica: universidades, co-workings ou espaços ligados à inovação podem se interessar em abrigar o encontro sem custo. Lembre que é preciso ter um equipamento adequado para que a apresentação fique visível a todos (projetor, TV grande, etc). Se o espaço vender e/ou permitir o consumo de cerveja, melhor. Se não, a cervejada pode também acontecer em um bar, depois das apresentações.
  3. Monte o line-up de lightning talks e defina uma grade para o evento que preveja essas apresentações, tempos para perguntas e trocas de ideia e, claro, o tempo para tomar a gelada. Dica: horários pós-trabalho, em dias de semana, costumam funcionar melhor.
  4. Compartilhe com a gente as informações gerais do evento, assim podemos te ajudar a divulgar em nossa rede. Você pode entrar em contato com a gente no e-mail: [email protected] Dica: há grupos no Facebook que reúnem pessoas que potencialmente poderiam se interessar em participar.

Durante o evento:

  1. Inicie o evento com uma rodada de apresentações. Tem sempre alguém novo no pedaço e é bom entender a motivação do pessoal para estar ali.
  2. Passe uma lista de presença, com nomes, telefones e emails para contato. Isso vai facilitar contatos futuros.
  3. Apresentação de 2 ou 3 projetos (10 a 20 minutos). A quantidade de projetos e tempo é flexível, é importante ter cuidado só para não ficar muito longo e entediante.
  4. Se houver tempo, pergunte se mais alguém dos presentes tem algum projeto ou ideia que gostaria de dividir (e até apresentar, se for o caso).

Após o evento:

  1. Faça um breve relato sobre como foi o encontro, contendo: o número de presentes, os projetos apresentados e suas impressões.
  2. Envie o relato para que a equipe da Escola de Dados o divulgue em suas redes.
  3. Já vá pensando no próximo!

Posts relacionados

Deixe um comentário