All for Joomla All for Webmasters

Salvador recebe seu primeiro Cerveja com Dados no dia 19/04

Após duas edições de sucesso no Sudeste do Brasil, é chegada a hora de o Cerveja com Dados ter sua primeira edição do ano no Nordeste. O evento, que já foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro neste ano, será realizado em Salvador às 19h do dia 19/04, no Tropos Coworking (Rua Ilhéus, 214 – Rio Vermelho).

O formato é simples: jornalistas, programadores e demais interessados contam suas experiências em lightning talks – falas curtas e expositivas –, seguidas por um papo com cerveja para trocas de experiência com a comunidade que realiza trabalhos guiados por dados.

Para participar, preencha nosso formulário.

LIGHTNING TALKS

  • Os salários de todos os funcionários públicos dos 417 municípios baianos // George Santiago (Observatório Social de Santo Antônio de Jesus)
    Desenvolvido para facilitar o exercício do Controle Social da Administração Pública, o Painel de Monitoramento da Folha de Pessoal dos Municípios da Bahia envolve a análise e processamento de cerca de 20 milhões de linhas. Os dados foram obtidos do site do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. O projeto envolve a utilização de Linguagem R na realização do web scraping e da aplicação Power BI para desenvolvimento dos painéis.
  • Salvador transparente? O Índice de Dados Abertos de Salvador // Luciano Ataíde, Iracema Marques, Marcelo de Almeida e Pablo Florentino
    O grupo local que realizou o levantamento para o Índice de Dados Abertos (ODI) de Salvador vai mostrar a metodologia usada para obter o índice, que será oficialmente lançado no dia 9 de maio, no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Criado pela Open Knowledge e com metodologia adaptada para o Brasil em parceria com a FGV, o ODI foi medido em dez cidades brasileiras este ano.
  • Como os dados podem ajudar a comunicação pública // Yuri Almeida (LabCaos/CuboDataLab)
    A combinação de dados abertos, monitoramento de mídias sociais e inteligência artificial podem ser elementos importantes para otimizar a comunicação dos órgãos governamentais e agentes políticos. Com a utilização de softwares de monitoramento, mineração de dados, web scraping é possível estabelecer métodos, procedimentos e índices para acompanhar a efetividade das estratégias de comunicação.
  • As praias mais limpas, as mais sujas e as que mais sujaram na Bahia // Mariana Rios, Wladmir Pinheiro, Thais Borges e Alexandre Lyrio (Jornal Correio)
    Desde fevereiro, o jornal Correio fez uma parceria com a Escola de Dados para realização de reportagens guiadas por dados. Mariana e Wladmir vão apresentar como foi o fluxo de trabalho que levou à primeira série de reportagens, realizada a partir da raspagem, em Python, de mais de 1.400 PDFs, e que revelou o nível de balneabilidade das praias da Bahia nos últimos 10 anos.

SAIBA MAIS: Confira como foram as edições de São Paulo e Rio de Janeiro

Os próximos Cerveja com Dados devem acontecer em breve, em Curitiba e Fortaleza. Tem interesse em realizar um Cerveja com Dados na sua cidade? Nosso post explica como.

Posts relacionados

Comentários (2)

Sensacional, que bom Salvador entrar neste circuito.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.