All for Joomla All for Webmasters

Natal realiza sua primeira edição do Cerveja com Dados

* Texto por Andrielle Mendes, coorganizadora do Cerveja com Dados Natal

A primeira edição do Cerveja com Dados em Natal, Rio Grande do Norte, destacou a relevância social dos dados para a geração de negócios, a fiscalização do poder e a governança participativa. O bate-papo abordou desde a função social do jornalismo de dados até o esforço de servidores de órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para implementar um plano de dados abertos.

Idealizado pela Escola de Dados, o evento ocorreu na noite de 4 de julho, na livraria Saraiva, com apoio do Blog Brechando, e reuniu estudantes, professores da rede básica de ensino, jornalistas, profissionais de Tecnologia da Informação, servidores públicos, empresários e produtores culturais.

A editora executiva da Tribuna do Norte e repórter colaboradora da Folha de São Paulo Cledivânia Pereira revelou os caminhos que percorreu durante a construção da reportagem “Assembleia Legislativa triplicou cargos comissionados em 5 anos”, que provocou uma reestruturação do poder Legislativo no Estado.

Frederico Pranto, analista de controle externo do TCE/RN, detalhou os passos seguidos pelo Tribunal para implantar um portal de dados abertos com informações de 800 órgãos potiguares. Gustavo Leitão, professor do Instituto Metrópole Digital, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cofundador da Logique Inteligência em Sistemas, esclareceu como empreendedores natalenses otimizaram o controle dos alarmes em diversas indústrias pelo Brasil, atuando no combate a acidentes nas plantas industriais.

Comunidade de dados abertos

Organizada por quatro jornalistas potiguares, a iniciativa despertou o interesse de alguns participantes, que se voluntariaram para prospectar novos parceiros, realizar a próxima edição do Cerveja com Dados e ajudar a construir uma comunidade de dados abertos no Rio Grande do Norte.

Rodada de apresentações dos participantes do Cerveja com Dados Natal. Foto: Frederico Pranto

Frederico ressaltou a diversidade das aplicações expostas e o potencial que essas conexões incomuns possuem. “Foi bem interessante a ideia de juntar diferentes áreas para compartilhar e debater pontos de vistas e práticas distintas, tendo como base comum a produção, publicação, uso e análise de dados. Acredito que pequenas ações podem ter um alto impacto, e quando há um compartilhamento de ideias e práticas, baseado numa comunidade de pessoas com interesses em comum, cria-se um ecossistema capaz de realizar mudanças positivas na sociedade em que vivemos”, avaliou.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.