Related Posts
Desde que a Escola de Dados foi lançada no Brasil (em outubro de 2013), o programa já ofereceu cursos presenciais…

Nesse post, iremos apresentar brevemente duas comunidades que visam ampliar o acesso aos conhecimentos relativos a estas linguagens, com atenção à diversidade de gênero.



O destaque da segunda edição do boletim de dados mensal da Escola de Dados, de julho de 2019, foi o futuro promissor do uso de Inteligência Artificial além das redações, em áreas de meio ambiente e direitos humanos. E também mostramos a discussão sobre desigualdade de gênero no campo da visualização de dados, materiais sobre dados das conferências da ABRAJI, CSVConf e useR2019, e outras novidades sobre análise, visualização de séries históricas, pesquisa em fontes abertas, ferramentas para detecção de alterações em fotos digitais e acesso ao histórico de votações de deputados federais.



Desta vez, a terceira edição do encontro aporta no Nex Coworking (Ladeira da Glória, 26 – Bloco 3), dia 30/10, às 19h.
Um convite: de 24 a 26 de julho de 2014, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) vai realizar em…



Em setembro, uma confusão de Donald Trump com mapas e a área de devastação de um furacão foi o assunto de destaque em nosso boletim de dados mensal. O assunto gerou uma polêmica sobre alteração de dados oficiais para fins políticos. E também mostramos uma investigação sobre como a indústria da da multa afeta a comunidade negra e de baixa renda em Chicago (EUA), e outras novidades sobre os avanços do jornalismo de dados no Brasil e em Portugal, o lançamento do painel de monitoramento da aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), e o compartilhamento de materiais de ensino sobre R.



Encontro foi organizado pelos professores Antonio Messias e Thiago Moraes, pesquisadores vinculados ao grupo de Estudos em Ciências e Análises de Dados em Administração.
* Por Natalia Mazotte e Marco Túlio Pires Lidar com grandes bases de dados é uma das habilidades que a…



Reunidos na sede da Agência Pública no Rio, jornalistas, programadores, acadêmicos e servidores públicos participaram do evento.



O Cerveja com Dados chega a sua quarta edição no Rio de Janeiro e volta à Casa Pública, em Botafogo. Em pleno verão carioca, iremos nos reunir no dia 19 de fevereiro para mais uma noite de trocas, com uma programação quente e cerveja gelada.



No frenesi, nós confundimos dados com a verdade. E isso tem implicações perigosas em nossa capacidade de entender, explicar e melhorar as coisas com as quais nos importamos.



Na sua quarta edição, o Cerveja com Dados carioca voltou à Casa Pública, onde o encontro estreou na cidade. Mais uma vez, a noite foi de casa cheia. Cerca de 80 pessoas comparecem ao evento, que contou com 4 apresentações e a presença da Cervejaria Molotov.
O segundo encontro matinal de sábado do grupo de Escola de Dados teve um sabor diferente. A manhã de programação…
Entre os dias 24 e 28 de novembro, a Escola de Dados e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line da…



A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) guarda uma manancial de pautas e investigações sociodemográficas possíveis, confira algumas dicas sobre a navegação nos microdados do IBGE.