Inscrições abertas para curso de Python para iniciantes

As atividades começarão no dia 02 de agosto. As aulas ao vivo ocorrerão majoritariamente nas terças e quintas-feiras das 18h às 19h30 no horário de Brasília.

Estão abertas as inscrições para nosso novo curso, “Python para inovação cívica: Primeiros passos na prática“. A formação irá fornecer uma introdução à programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica.

O curso, primeiro que oferecemos sobre o tema, é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) – e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário.

As atividades começarão no dia 02 de agosto. As aulas ao vivo ocorrerão majoritariamente nas terças e quintas-feiras das 18h às 19h30 no horário de Brasília.

Além de aprender a analisar e a “raspar” dados usando Python, quem participar do curso vai descobrir como funcionam projetos reais de impacto social e como colaborar com o ecossistema de inovação cívica e dados abertos no Brasil, realizando desafios práticos e contando com o apoio equipe de pessoas instrutoras.

“Oferecer uma formação de introdução à programação era uma vontade antiga da Escola de Dados. Com o curso ‘Python para inovação cívica’, iremos aplicar nossa metodologia de ensino sobre dados à linguagem Python, mostrando como desenvolver projetos reais de inovação cívica, sob a mentoria de um corpo docente muito especial. Iremos focar especialmente nas etapas de raspagem e análise dos dados e, no fim, esperamos que as pessoas se sintam aptas a colaborar em projetos de análise de dados abertos e inovação cívica, como o Querido Diário”, afirma Adriano Belisario, coordenador da Escola de Dados.

A atividade conta com o apoio do Jusbrasil, que irá oferecer 100 bolsas integrais para pessoas trans, pessoas negras, mulheres e representantes da comunidade LGBTQI+. A chamada pública para candidaturas ficará aberta de 28/06 a 16/07. O resultado será comunicado no dia 28/07, por e-mail, a todas as pessoas que se candidatarem.

Giulio Carvalho, coordenador do programa de Inovação Cívica da OKBR, faz um convite: “Projetos de inovação cívica bem sucedidos inspiram pessoas, causando impacto positivo na sociedade. É assim com o Serenata de Amor, por exemplo. Mas por trás destes projetos há uma gama diversa de pessoas com as mais diferentes habilidades para tirar esses projetos do papel e colocá-los na rua. Através deste curso, você poderá ter seu contato inicial com alguns projetos já ativos como: Serenata de Amor, Perfil Político e Querido Diário. Também desenvolverá seu pensamento computacional, seu conhecimento de Python e habilidades como análise e raspagem de dados. Com isso, quem sabe um dia possamos, juntamente, inspirar mais pessoas?”.

Todos os recursos obtidos com as inscrições serão utilizados para pagamento da equipe e investimento nas ações de Inovação Cívica realizadas pela Open Knowledge Brasil.

Comentários (17)

Muito bom esse curso, será de grande aproveito

Virgilio Queiroz De Paula

Prezados, bom dia! Tenho muito interesse no curso, e poder replicar os conhecimentos na pbh.

Isis Reis

Bom dia, Virgilio. Que legal! Estamos aceitando pagamento via nota de empenho, basta enviar um e-mail para [email protected].

Felipe de Menezes Frisch

Boa tarde. Quero fazer o curso, mas o site de inscrição está em manutenção. Obrigado.

Isis Reis

Olá, Felipe. O site já voltou ao normal. Você conseguiu se inscrever sem problemas, certo? 🙂

Danayagna França Silva

Olá, sou mulher cis preta, bissexual. Muito interessada em aprender programação e ter essa oportunidade por uma perspectiva inclusiva e política seria maravilhoso.

Isis Reis

Olá, Danayagna! Se puder, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão a notícia da abertura do processo de seleção para as bolsas deste curso e outras oportunidades futuras. 🙂

Marcilio José de Sousa Costa

Boa noite. Terei disponibilidade de tempo para fazer esse curso apenas em setembro. Será possível realizá-lo (e obter a certificação) mesmo abdicando de assistir às aulas ao vivo no mês de agosto?

Isis Reis

Olá, Marcilio. Sim, é possível. Para obter a certificação, será necessário preencher os quizzes de todos os módulos e obter uma pontuação acima de 70% até o dia 29/09.

Viviane Proença Dutra

Boa noite.Tenho muito interessante no curso e disponibilidade de horário tenho 48 anos sou parda .

Isis Reis

Olá, Viviane. Para concorrer a uma das bolsas, basta preencher o formulário no link a seguir: https://airtable.com/shr3IOeMwF7hmaUIU

Lorrayne

Olá! Gostaria de concorrer a uma bolsa porém não tenho disponibilidade nas quintas de noite para assistir as aulas ao vivo. Isso é um impedimento para inscrição gratuita ou é possível acompanhar as aulas ao vivo na terça e assistir depois as gravações das aulas de quinta?

Isis Reis

Olá, Lorrayne. Não é o cenário ideal, mas não chega a ser um impedimento. Ainda assim, vale preencher o formulário e tentar: https://airtable.com/shr3IOeMwF7hmaUIU

Lilian

Bom dia!
O acesso ao link p concurso de bolsa não está funcionando. Gostaria de me inscrever

Adriano Belisário

Olá Lilian, o prazo para inscrições na bolsa já está encerrado. Mas as inscrições regulares estão abertas.

Raphael Barros

Olá, bom dia. Assisti à aula inaugural ontem, dia 2 de agosto, e fiquei interessado em fazer o curso. Teria como eu pagar por meio de PIX? Abraço.

Adriano Belisario

Sim, basta mandar um email para [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.