novembro/2021

Olá,

Novembro foi um mês intenso. Realizamos o Coda.Br 2021 e, nele, lançamos algumas ações inéditas. Botamos no ar a Caixa de Ferramentas de Jornalismo de Dados, um projeto antigo que há anos desejamos realizar, e fizemos o lançamento da publicação em português da segunda edição do Manual de Jornalismo de Dados.

Neste mês, temos mais novidades para você, participante do nosso programa de membresia. Se você se interessa por dados do mercado financeiro ou se gostaria de monitorar temas específicos no Diário Oficial da União, corra para aproveitar estas oportunidades.

Como participante do nosso programa, você pode…

  • Receber um dos 8 acessos para API da plataforma Dados de Mercado, que combina informações de diversas fontes primárias, como CVM, Banco Central, Anbima e B3;

  • Ou ganhar uma das 20 contas na plataforma Ro-DOU, um novo serviço para monitoramento do Diário Oficial. Confira a apresentação da ferramenta no Coda.Br 2021 para mais informações.

Para participar, basta preencher este formulário de manifestação de interesse. As vagas serão alocadas conforme a ordem de inscrição e suspensas após os números limites serem atigidos, então não perca tempo.

Fique por dentro de outras novidades recentes entrando em nosso grupo exclusivo do programa de membresia no Telegram.

Por fim, lembramos que, por conta do recesso de fim de ano, a próxima edição do Boletim de Dados será enviada no início do mês de janeiro de 2022. Então, deixamos já nossos votos antecipados de boas festas e um excelente novo ano. ?

Até 2022!

Adriano Belisario
Coordenador da Escola de Dados

AGENDA

Oportunidades e prazos para não perder de vista


• 01/12 – Encerramento da chamada de projetos jornalísticos sobre desigualdade na distribuição do trabalho assistencial na América Latina, para concorrer às bolsas de 3.000 USD, disponibilizadas pela Fundação Gabo e a Oxfam.

• 01/12 – Fim da chamada de propostas de pesquisas de análise de conflitos políticos nas redes sociais para a 2022 PhD Spring School on Visual Content Analysis on Social Media, que será realizada em Toscana, Itália.

• 03/12 – Último dia para para submissão de propostas de workshops para o 12º Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

• 06/12 – Término das inscrições para a oficina on-line ‘Como usar a Lei de Acesso à Informação para cobrir Educação‘, promovida pela Associação de Jornalistas de Educação e Fiquem Sabendo.

• 06/12 – Início da conferência NeurIPS 2021 sobre avanços de pesquisas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, realizada pela Neural Information Processing Systems Foundation.

• 10/12 – Começo do 5º Workshop Black in AI, parte da programação do NeurIPS 2021.

• 12/12 – Encerramento das inscrições nas bolsas TOA-GK, para financiamento da produção de histórias aprofundadas sobre a Amazônia, disponibilizadas pela Escola GK e Hivos, por meio do programa Todos os Olhos na Amazônia.

• 15/12 – Abertura do OGP Global Summit 2021, que este ano será sediado em Seul, na Coreia do Sul. A programação conta com atividades online e gratuitas promovidas pela Open Government Partnership.

• 15/12 – Último dia de candidaturas para as bolsas de reportagem Rainforest Investigations Network, oferecidas pelo Pulitzer Center.

• 20/12 – Prazo da convocação de propostas de tutoriais, palestras e apresentações para a programação da PyCon US 2022, que acontecerá presencialmente em Salt Lake City.

• 13/01 – Término da chamada de propostas de sessões a programação da RightsCon 2022, que será realizada online pela Access Now.

• 30/01 – Fechamento das vagas do Digital Media Research Center para pesquisadores de pós-doutorado, para trabalhar com partidarismo e polarização online no Laureate Fellowship do Australian Research Council (ARC).

NO MUNDO DOS DADOS

Notícias e discussões quentes


GPT-3 aberta 

Sem mais listas de espera. Desde 18 de novembro, a badalada tecnologia GPT-3 está disponível para qualquer pessoa desenvolvedora em uma extensa lista de países. Boa notícia: o Brasil está entre eles.

Uma amostra do potencial desta solução para processamento de linguagem natural pode ser encontrada na página de exemplos da OpenAI. Correção gramatical, tradução de código entre linguagens de programação distintas, resumos automatizados e classificadores de tweets são alguns exemplos. Para botar a mão na massa, você pode conferir este tutorial de primeiros passos com GPT-3 para desenvolvimento de front-end.

Por outro lado, o sistema não consegue distinguir entre usos prejudiciais e aceitáveis em alguns casos. Por isso, no momento, certas categorias de conteúdo estão proibidas, como textos que expressem ódio, violência, conteúdos adultos, políticos, spam ou mensagens para fins de desinformação.

Inteligência artificial e investigações digitais

A edição deste ano da Global Investigative Journalism Conference ocorreu no início de novembro e trouxe diversos workshops interessantes sobre investigações digitais, inteligência com fontes abertas (OSINT), jornalismo de dados e outros temas. Para quem perdeu, vale a pena conferir o compilado com quase 200 apresentações e dicas (tip sheets) da edição deste ano.

E a série de eventos interessantes no fim de ano ainda não acabou. Está rolando agora, no final de novembro e início de dezembro, o JournalismAI Festival. A atividade é organizada pela London School of Economics e reúne diversas experiências interessantes sobre o uso de inteligência artificial no jornalismo. No site de universidade, também é possível encontrar o AI Journalism Starter Pack, um guia para redações e jornalistas que querem iniciar os trabalhos como inteligência artificial.

Depois do evento, vale a pena ficar de olho e participar no grupo de Telegram do JournalismAI. Ele reúne diversos profissionais da área mundo afora e é um bom modo de se manter informado sobre o tema.

Ajude o jornalismo de dados – e concorra a uma viagem

Curiosamente, não é fácil achar dados sobre o jornalismo de dados. Porém, se você é uma pessoa que trabalha nesta área, é possível ajudar a mudar esta situação.

A equipe do site DataJournalism lançou a pesquisa The State of Data Journalism 2021, que pretende responder perguntas como: quais são as ferramentas mais usadas? Quais os principais desafios e os caminhos de entrada para esta profissão?

A fim de incentivar a participação, a organização irá sortear alguns presentes para quem preencher o formulário. Além de contribuir com uma melhor compreensão sobre o jornalismo de dados hoje, você pode ganhar cupons para usar na Amazon e uma viagem para a Itália no ano que vem, por ocasião do International Journalism Festival 2022.

SAIBA MAIS

Para aprender mais e aprender sempre


Proteção de dados para crianças e adolescentes

Os Ciclos Akoma são uma série de debates sobre emancipação dos direitos digitais no Brasil, a partir da visão afrocentrada e indígena. O primeiro debate da série ocorreu em novembro e teve como tema a ‘Proteção de dados para crianças e adolescentes’. A conversa contou com a participação de Mayara Silva, Jamile Santana e Lorena Pereira. A moderação ficou por conta de Nina da Hora.

Quando que foi? Conheça a cronolocalização

Você já deve ter ouvido falar de geolocalização, não é? No contexto de investigações digitais, por exemplo, é comum que seja preciso descobrir a localidade exata ou mais próxima possível de uma determinada foto ou vídeo, a fim de fazer uma checagem de fatos, por exemplo. Mas você sabia também que existe a cronolocalização?

A ideia é parecida, mas o crucial aqui é determinar o “quando” – não o “onde”. Ou seja, o objetivo é estabelecer um intervalo de tempo tão preciso quanto possível a respeito do momento de captura de uma imagem. Para se iniciar no assunto, vale a pena conferir o recém-publicado tutorial Chronolocation of Media.

As sombras em uma foto podem ser um elemento crucial para ajudar na cronolocalização de uma imagem.

O guia foi escrito por Sector035, um reconhecido pesquisador de inteligência com fontes abertas (OSINT). Ele traz conceitos importantes, dicas de ferramentas e diversas técnicas para cronolocalização de mídias.

SNIPPETS

Dicas curtas e certeiras sobre o trabalho com dados


Mais sobre investigações digitais: o pesquisador Henk Van Ess publicou um fio no Twitter sobre mudanças no sistema de buscas do Facebook que facilitam a vida de pesquisadores.

A Agência Fiquem Sabendo lançou a WikiLai, uma plataforma que reúne diversas informações, modelos de pedidos e outras dicas relacionadas à Lei de Acesso à Informação.

O GitHub facilitou o processo de incluir um código de conduta em projetos na plataforma.

O site Data Journalism fez uma curadoria de 8 newsletters importantes sobre jornalismo de dados e descreveu brevemente cada uma delas.

Por falar nisso, ficou de fora da lista deles, mas vale a pena conhecer também a newsletter do DataViz Lisboa.

Gráfico não é bagunça: conheça diversos exemplos de guia de estilo para visualização de dados e contribua com o site compartilhando um exemplo.

A jornalista de dados Mona Chalabi utiliza dados para responder as perguntas mais inusitadas da vida e apresenta seus resultados no seu podcast Am I normal?.

Disponível para download gratuito a versão brasileira do manual para cobertura de Jornalismo Científico, organizado pelo Knight Science Journalism Program.

INSPIRA

Trabalhos e iniciativas inovadoras para te inspirar


Campeão da série B do Campeonato Brasileiro de 2021, o Botafogo marcou um gol de placa no último dia 20 de novembro. Não estamos falando do chute do atacante Diego Gonçalves, que botou a bola na rede, na partida contra o Brasil-RS que terminou com uma vitória do alvinegro carioca por um gol. Estamos nos referindo à iniciativa do clube para denunciar a desigualdade causada pelo racismo.

O uniforme está à venda na loja do clube e a arrecadação será revertida para o Observatório de Discriminação Racial no Futebol.

As listras pretas do uniforme da equipe se transformaram em gráficos de barra. A maior delas indica que 75% das vítimas de homicídio são negras. Já a menor ilustra o percentual de estudantes negros nas 20 melhores escolas do Brasil: apenas 10%.

“A iniciativa volta a explorar o amplo potencial do futebol como ferramenta de conscientização coletiva, desta vez com foco na inclusão social e na luta contra a violência e a discriminação racial”, explicou o clube, em nota, sobre a iniciativa inovadora. O futuro do Botafogo na série A do ano que vem ainda é incerto, mas este gráfico já é campeão.

UPDATE

Atualize-se com as novidades de softwares e bases de dados


Um novo conjunto de dados sobre aterros sanitários e lixões está disponível e traz imagens em alta resolução de imagem de satélites, contemplando Alemanha, Hungria, Sérvia e Brasil.

A Base dos Dados e o Tesouro Nacional lançam o pacote siconfiBD, facilitando o acesso e cruzamento entre dados de finanças públicas com outras bases da BD+.

A versão 1.1 do pacote R ReservatoriosBR agora possui tabela de dados mais completa, incluindo coordenadas geográficas.

Felipe Barros disponibilizou uma série de tutoriais para acessar os dados da plataforma Fogo Cruzado usando o módulo Python Crossfire.

O Twitter fez melhorias na plataforma do desenvolvedor, dentre elas concede mais níveis de acesso na opção gratuita e torna a API v2 como API principal.

O Flourish agora permite reprodução automática de histórias ao carregar a página, gerar de imagem estática em miniaturas das visualizações e possui novo modelo para nuvem de palavras.

NotebookSharing.space permite compartilhar Jupyter Notebooks e R Notebooks de maneira simples e segura, possibilitando a incluisão de comentários.


Sugestões? Envie um e-mail para [email protected].