Posts relacionados

No mês de fevereiro de 2020, o destaque do boletim de dados foi o Sigma Awards com o anúncio dos melhores trabalhos de jornalismo de dados em 2019. E também mostramos o artigo da Humans of Data, com dicas sobre as características que devem ter em um dicionário de dados moderno.
Há três anos a Escola de Dados vem identificando e escolhendo líderes do letramento de dados ao redor do mundo…



Na última terça-feira (07.08), a Escola de Dados esteve no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação – Jeduca para ensinar jornalistas a usar e tratar volumes massivos de dados de educação por meio de SQL.



Cheryl Phillips, Cecília Olliveira e Matt Kiefer contam como conseguiram superar os obstáculos de produzir reportagens orientadas por dados em pequenas redações.



No Boletim de Dados do mês de abril de 2021, destacamos a publicação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, os planos para aproveitamento dos dados do Relatório de Desenvolvimento do Banco Mundial e outras novidades sobre letramento em dados.



O curso ‘Jornalismo de Dados Ambientais’ recebeu mais de 800 candidaturas para as inscrições gratuitas, oferecidas em parceria com a Earth Journalism Network. Ao todo, foram mais de 300 pessoas selecionadas para a atividade. Todo material está com acesso aberto em nosso site e nosso canal no YouTube.



No Boletim de Dados de março de 2021, destacamos o lançamento da nova edição do guia de jornalismo de dados, os desafios envolvendo as tecnologias de inteligência artificial, e outras novidades sobre os dados da maior enciclopédia colaborativa do mundo e a “terceira onda dos dados abertos”.



O treinamento ocorrerá dos dias 20 a 22 de setembro, na Unifacs (Campus Tancredo Neves), e será ministrado por Juan Torres, gerente da Escola de Dados.



A cerimônia contou com apresentação de todos os 12 projetos finalistas, o anúncio dos vencedores e um discurso emocionante de Cristina Penz, companheira de Cláudio Weber Abramo.
Por Eric Andriolo* Você já ouviu falar em ‘data scraping‘ ou raspagem de dados? O termo pode até parecer novo,…



O boletim de outubro de 2021, destaca os vazamentos de informações sobre operações em paraísos fiscais e de documentos internos do Facebook, acessibilidade em visualização de dados e outros temas como conteúdos sobre aprendizagem de máquina, decolonialismo de dados e os finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.



Em setembro, uma confusão de Donald Trump com mapas e a área de devastação de um furacão foi o assunto de destaque em nosso boletim de dados mensal. O assunto gerou uma polêmica sobre alteração de dados oficiais para fins políticos.



[Este é um resumo do post ‘How to make dope shit’, publicado por Ilia Blinderman no The Pudding. O resumo…



Após dois anos suspensos, os encontros do Cerveja com Dados ganharão seu tão aguardado retorno. A primeira edição pós-pandemia será…



Em entrevista à Escola de Dados, Camila Costa, jornalista da BBC, contou detalhes da matéria orientada pelos dados dos órgãos de monitoramento da região amazônica.