Posts relacionados

No boletim do mês de agosto, falamos sobre inteligência artificial (IA), os impactos da linguagem Generative Pre-trained Transformer 3 (GPT-3) na área de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desertos de dados, entre outros temas.



O webinar irá mostrar como projetos de inovação cívica podem utilizar técnicas de inteligência artificial para trabalhar com dados de interesse público.



Nós sabemos que o jornalismo vive momentos de crise e transformações. Porém, mesmo neste cenário difícil, o jornalismo de dados está em plena expansão – e você pode fazer parte disso.



Em setembro, uma confusão de Donald Trump com mapas e a área de devastação de um furacão foi o assunto de destaque em nosso boletim de dados mensal. O assunto gerou uma polêmica sobre alteração de dados oficiais para fins políticos.



Cerca de 50 pessoas se reuniram na última quinta-feira (19/04) no Tropos Coworking da Rua Ilhéus, no Barro Vermelho, para a edição Salvador do Cerveja com Dados.



No mês de fevereiro de 2020, o destaque do boletim de dados foi o Sigma Awards com o anúncio dos melhores trabalhos de jornalismo de dados em 2019. E também mostramos o artigo da Humans of Data, com dicas sobre as características que devem ter em um dicionário de dados moderno.



Conversamos com Bárbara Libório, coordenadora do projeto que monitora a atuação dos parlamentares, fazendo uso de dados públicos, para saber mais sobre a metodologia e os desafios enfrentados.
Por Alessandro Junior Depois de aprender sobre dados abertos e estruturados, obtenção de dados via lei de acesso e raspagem,…
Não é de hoje que você escuta esse papo sobre jornalismo de dados, planilhas etc. E é hoje que você…



No boletim de setembro, destacamos o uso de redes neurais para prever a dinâmica de geleiras no oceano, a comemoração dos dez anos da editoria de jornalismo de dados do Guardian, cursos gratuitos sobre linguagens programação como R e Python, e outras novidades sobre desinformação, checagem de fatos e taxas de vacinação.



O que nós precisamos entender como jornalistas é que a Inteligência Artificial (IA) oferece uma nova dimensão de oportunidades e desafios para construir o jornalismo de dados e o jornalismo computacional.
Por Bruno Santos Aconteceu ontem (27), na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia, o quarto dia do…



Neste ano, o Coda.Br será palco da entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, o primeiro da área no Brasil.



Na última terça-feira (07.08), a Escola de Dados esteve no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação – Jeduca para ensinar jornalistas a usar e tratar volumes massivos de dados de educação por meio de SQL.



O Webinar de lançamento abordou a importância do jornalismo local e as principais informações sobre a versão gratuita do curso de Jornalismo de Dados para Coberturas Locais.