Na última sexta-feira (28/06), a Open Knowledge Brasil veio a público manifestar pesar pelo falecimento de uma das participantes do Coda Amazônia 2024, que passou mal durante uma das atividades do evento na Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém/PA, e infelizmente veio a óbito, vítima de um mal súbito.
A jornalista amazonense Marina Souza Salviati era formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e trabalhava como Especialista em Comunicação na organização WCS Brasil, tendo dedicado sua carreira a divulgar informação de qualidade no meio socioambiental.
Além do profundo luto por termos perdido uma participante em cujo resgate atuamos ativamente, perdemos também uma colega de profissão e de luta por um mundo mais transparente, solidário e ambientalmente responsável.
O velório e o enterro de Marina ocorreram no domingo, 30 de junho, em Manaus. Novamente, prestamos nossos mais profundos sentimentos e nossa solidariedade ao marido, à família e a todos os amigos e amigas de Marina. Seguimos à disposição para fornecer todo o suporte que estiver ao nosso alcance.
Agradecemos o apoio e a compreensão das pessoas participantes, palestrantes e financiadoras do Coda Amazônia, dada a necessidade de cancelar todas as atividades subsequentes do evento para que o socorro e demais procedimentos pudessem ser realizados. Nossa profunda gratidão por toda a ajuda prestada por cada pessoa durante o socorro à Marina.
A Open Knowledge Brasil seguirá as atividades, buscando homenagear Marina Souza Salviati em nossas ações, tendo em vista nossa missão institucional de promoção do conhecimento para a ampliação do acesso a direitos, pois esta causa também convergia com o trabalho dela pela conservação e pelos povos da floresta.