Chegou ao fim a segunda turma do curso ‘Jornalismo de dados para coberturas locais‘. Ao longo de cinco semanas, as pessoas inscritas receberam gratuitamente as aulas gravadas por email e tiveram acesso a 2 webinars ao vivo. Agora, qualquer pessoa pode acessar todo material do curso na íntegra, por meio de nossa plataforma.

Para acessar o curso, é necessário ter um login no site da Escola de Dados. Faça o seu na seguinte página: escoladedados.org/minha-conta

Feito o login, basta acessar a página do curso e fazer sua matrícula gratuitamente. Também é possível acessar os materiais diretamente por meio de nossa playlist no Youtube. Atenção: a versão aberta deste curso não oferecerá a possibilidade de emissão de certificado de participação.

Entre 21 de março e 22 de abril, os vídeos do curso tiveram mais 9.700 visualizações no YouTube. As 2 atividades ao vivo também contaram com um bom público, alcançando mais de 1.300 visualizações até o momento. Ao todo, o curso teve 1.645 pessoas inscritas.

O webinar de encerramento teve a participação de Bruno Morassutti, representando a Agência Fiquem Sabendo. O tema da atividade foi o uso da Lei de Acesso à Informação, especialmente no contexto da administração pública municipal e estadual. Bruno compartilhou dicas e orientações sobre como fazer pedidos mais efetivos e como utilizar os recursos legais para tentar obter as respostas desejadas.

A abertura das vídeo-aulas do curso e a realização dos novos webinars são parte do quarto marco do compromisso sobre Governo Aberto em Estados e Municípios da Parceria para Governo Aberto (OGP), sob liderança da Open Knowledge Brasil, que prevê a necessidade de “elaboração de ensino à distância para uso prático de ferramentas de governo aberto em temas multissetoriais”.