Blog

#28 Dados e mudanças climáticas, aprendizados com Python, R e mais

Publicado em: 1 de outubro de 2021

#28 Dados e mudanças climáticas, aprendizados com Python, R e mais

1 de outubro de 2021

Setembro/2021

Olá,

Neste mês, começamos nosso boletim com um anúncio em primeira mão: o prazo de inscrições para a terceira edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados foi prorrogado, e agora vai até às 23h59 do dia 3 de outubro!

Realizada pela Escola de Dados da Open Knowledge Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, a premiação vai destinar R$10.000 a serem divididos entre 4 e 6 projetos vencedores, que serão anunciados na cerimônia de encerramento do Coda.Br 2021. Inscreva-se e ajude a divulgar a iniciativa.

Também estão abertas as inscrições para o curso ‘Proteção de Dados Pessoais’, que abordará conceitos e práticas para conciliar transparência pública com o direito à privacidade, à luz das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. É possível adquirir a formação em um combo com preço promocional, que inclui o curso ‘Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura‘ em modalidade assíncrona.

E, finalmente: no início de outubro vamos divulgar as primeiras atrações da sexta edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, que será realizada de 8 a 13 de novembro inteiramente online. Com a anuidade do programa de membresia em dia, você garante acesso gratuito ao evento.

Boa leitura!

AGENDA

Oportunidades e prazos para não perder de vista


• 01/10 – Início da 8º edição da Hacktoberfest, cuja programação conta com atividades de contribuição em projetos de código aberto ao longo de todo o mês de outubro.

• 03/10 – Prazo final para o envio de trabalhos para a 3ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

• 04/10 – Fim do período de inscrições para o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

• 07/10 – Prazo limite para envio de CVs para as vagas do Escritório Municipal de Dados do Rio de Janeiro. Há cargos para gerente de projetos, cientista de dados, front-end/dataviz, designer/UX e jornalista de dados.

• 07/10 – Primeiro dia da maratona de programação do projeto Frictionless Data, da Open Knowledge Foundation.

• 08/10 – Fim das inscrições para o minicurso gratuito “Python para filósofos“, que será ministrado por Fernando Masanori no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM.

• 08/10 – Encerramento das inscrições para o  LAB Clima e Periferias 2, de formação em mudanças climáticas, sustentabilidade e comunicação, voltado para pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.

• 10/10 – Prazo de inscrição de palestrantes na Outlier 2022, conferência que será realizada em fevereiro pela Data Visualization Society.

• 10/10 – Último dia para se candidatar às vagas de desenvolvedor e de cientista de dados para a equipe do grupo de jornalismo investigativo Bellingcat.

• 10/10 – Encerramento das inscrições para concorrer ao 3ª Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca.

• 11/10 – Início do curso online gratuito “Jornalismo Científico: da pandemia à crise climática, como melhorar a cobertura científica“, organizado pelo Centro Knight e o Instituto Serrapilheira. A formação de 4 módulos será ministrada por Thiago Medaglia, fundador da Ambiental Media.

• 11/10 – Abertura de inscrições de propostas de atividades no MozFest 2022.

• 11/10 – Primeiro dia da conferência Python Brasil 2021. A programação conta com atividades online durante sete dias.

• 13/10 – Realização do World Data Congress, conferência virtual sobre Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

• 14/10 – Fim das inscrições para a vaga de gestão do Rainforest Journalism Fund, do Pulitzer Center.

• 17/10 – ​​Prazo final para a inscrição de propostas no LEDE Fellowship, da Solutions Journalism Network, que busca jornalistas que tenham interesse em produzir matérias de jornalismo de soluções.

• 19/10 –  Primeiro dia do 11º Workshop on Survey Methodology realizado pelo NIC.Br. O evento internacional será online, com duração de três dias.

• 21/10 – Primeiro dia do 7º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

• 28/10 – Início do GitHub Universe 2021, evento que reúne a comunidade e desenvolvedores da plataforma de hospedagem de código.

NO MUNDO DOS DADOS

Notícias e discussões quentes


Dados e mudanças climáticas

A utilização de dados tem um papel fundamental no jornalismo e na ciência para enfrentar um dos maiores desafios do nosso século: as mudanças climáticas. Baseado em um artigo da Nature, o ScienceNews mostrou como pesquisadores utilizam redes neurais para prever a dinâmica de geleiras no oceano, com 95% de acurácia e de forma muito mais rápida do que os tradicionais modelos físicos.

A cobertura baseada em dados sobre as mudanças climáticas será tema de um dos painéis do Coda.Br neste ano. A atividade será mediada por Gustavo Faleiros, que em setembro anunciou no blog do Pulitzer Center uma nova plataforma do Rainforest Investigations Network. Neste espaço, denunciantes (whistleblowers) poderão vazar anonimamente informações de interesse público sobre ecossistemas como a Amazônia.

10 anos contando histórias com dados

Em 2012, Simon Rogers, então editor de dados do Guardian, descreveu os jornalistas de dados como “os novos punk rockers” numa TEDx Talk. De lá para cá, pudemos constatar que os dados vieram para ficar e se tornaram uma parte central da cobertura de notícias. Em texto de comemoração dos dez anos da editoria de jornalismo de dados do Guardian, Pamela Duncan, uma das principais referências na área e atual editora de dados do jornal, conversou com seu antecessor para rememorar matérias guiadas por dados de grande impacto jornalístico no período. Os projetos abordaram assuntos como propriedades offshore, altos custos de moradia para trabalhadores da linha de frente na pandemia e uma série de outras questões.

SAIBA MAIS

Para aprender mais e aprender sempre


Cursos e tutoriais sobre Python

O Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação está oferecendo um curso online aberto sobre processamento de linguagem natural (NLP) com Python. A aula inaugural tratou do passado e o futuro das técnicas de NLP no Brasil e todas as aulas subsequentes estão disponíveis no YouTube. Materiais de apoio podem ser encontrados na página do curso no site da USP.

Para quem não tem conhecimento sobre a linguagem, vale a pena conferir nosso recém-publicado tutorial, que traz notebooks sobre a sintaxe básica do Python e análise de dados com Pandas. Aliás, o mesmo tema também foi abordado em uma live do canal Programação Dinâmica.

Ciência de Dados com R

Em setembro, o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) ofereceu gratuitamente o curso “Aprenda a programar em R – módulo intermediário“, complementando o treinamento “Aprenda Data Science sem enrolação com Rstudio”. Ambas as formações têm 10 horas de aulas e podem ser acessadas mesmo já tendo sido realizadas. A certificação fica disponível para quem completar as aulas e as tarefas propostas.

Letramento midiático e digital

A iniciativa “Postar ou Não?“, da Afonte Jornalismo de Dados, agora conta com um podcast, que terá cinco episódios e abordará temas como desinformação e checagem de fatos. O projeto estimula a leitura crítica dos conteúdos digitais em um formato dinâmico, com respaldo acadêmico, e conta com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre. Os episódios, realizados com a Padrinho Conteúdo, são destinados tanto a adolescentes quanto a educadores e profissionais em busca de referências sobre o tema.

SNIPPETS

Dicas curtas e certeiras sobre o trabalho com dados


“A era dos dados para o setor público” é uma publicação gratuita de alfabetização em dados para gestores públicos, disponibilizada pelo ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará em parceria com a AWS Institute e o Social Good Brasil.

As aulas do módulo ‘Querido Diário, vou aprender a raspar dados!‘, do nosso curso ‘Python para Inovação Cívica’ estão sendo disponibilizadas abertamente em nosso canal do YouTube.

No DataVis Book Club, Shirley Wu e Nadieh Bremer responderam questões sobre o seu livro Data Sketches, lançado no início do ano, e compartilharam dicas sobre o trabalho freelancer, como encontrar inspiração, entre outras.

DataWrapper ​​dá dicas de como usar seu upload de dados completamente redesenhado para a confecção de mapas coropléticos.

Você é especialista em engajamento do público ou jornalismo de dados? Você ensina como usar ferramentas inovadoras para melhorar a cobertura de notícias? O ICFJ está com vagas abertas.

Participe do questionário “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021”, que tem como objetivo compreender características sociodemográficas e políticas, condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da mídia (privada, independente e pública), fora da mídia e docentes de jornalismo.

E se você trabalha com visualização de dados, a Data Visualization Society quer te ouvir na pesquisa “Data Visualization: State of the Industry 2021“;  O objetivo é entender melhor o estado da visualização de dados, o perfil das pessoas que atuam na área  e os desafios que enfrentam, além de investigar para onde o campo está indo.

INSPIRA

Trabalhos e iniciativas inovadoras para te inspirar


A diferença entre vacinação e hospitalizações por Covid-19 nos EUA

Embora a pandemia de Covid-19 esteja dando alguns sinais de arrefecimento, visualizações de dados sobre o tema podem revelar aspectos que seguem bastante desafiadores no território. Neste mês, o Washington Post evidenciou diferenças marcantes entre vacinação e hospitalizações por Covid-19 nos Estados Unidos. A variante delta, informa a matéria “Mapping America’s hospitalization and vaccination divide”, mostra que regiões com mais vacinações têm menos hospitalizações.

No mapa acima, os lugares em verde indicam que a maioria das pessoas está totalmente vacinada e muito poucos leitos hospitalares estão ocupados por pacientes de Covid-19. Já a cor roxa representa as comunidades onde menos pessoas são vacinadas e os hospitais têm até 10 vezes mais pacientes do que aqueles nas áreas de altas taxas de vacinação.

A reportagem também traz outras visualizações, como a distribuição das taxas de vacinação e hospitalização pelo país, dos locais de maior taxa de ocupação hospitalar e dos locais com as melhores taxas de vacinação.

Ainda sobre o tema, a Economist, nesta semana, publicou uma reportagem guiada por dados mostrando como a pandemia tornou os Estados Unidos um outlier do mundo desenvolvido, com uma taxa diária de mortes excessivas maior do que em todos os outros países de alta renda juntos.

UPDATE

Atualize-se com as novidades de softwares e bases de dados


Conheça o Open Sanctions, projeto open-source que reúne dados internacionais  sobre pessoas e empresas de interesse político, criminal e econômico.

IBGE lançou a 29ª edição do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira.

Base dos Dados lançou uma nova versão do seu site, com uma interface bastante intuitiva, para facilitar a busca e a manipulação das bases.

Gitlab R 2.0 chega ao CRAN com novas funções para gerenciamento de projetos, renomear a branch principal quando quiser, entre outros.

Tableau 2021.3 traz em sua nova versão notificações sobre relatórios via Slack, gerenciamento de acesso aos dados, personalização da página inicial, entre outros.

Twitter decidiu testar uma funcionalidade de classificação de bots com o intuito de ajudar os usuários da plataforma.

O projeto Querido Diário lançou um pacote na linguagem R para fazer buscas nos Diários Oficiais que a plataforma reúne.

GitHub não fornece mais suporte à autenticação de API via parâmetros de consulta.

Visual Studio Code Insiders agora permite dividir o editor em duas partes com funcionamentos independentes.

3 pacotes de atualizações com correções importantes de bugs e segurança foram lançados pelo CKAN.

Na versão 1.0 do scikit-learn, os argumentos devem ser passados junto às palavras-chave, a API de plotagem está mais flexível, entre outros.

As versões Pro e Enterprise do Airtable receberam uma nova visualização de linha do tempo, com rolagem horizontal e personalizada em espaços separados.

A atualização de setembro do RStudio trouxe melhorias no registro, gráficos com alta resolução e maior usabilidade quando o R estiver ocupado.


Sugestões? Envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.