#54 Algoritmos, finalistas do Sigma e mais
Abril/2024
AGENDA
Oportunidades e prazos para não perder de vista
• 01/04 – Data limite para solicitar bolsa para participar da Investigative Reporter & Editor Conference (IRE). Acontece em junho na Califórnia.
• 01/04 – Acontece a oficina gratuita de Mapeamento Colaborativo & Mapatona no Limite da Amazônia Legal, organizado pelo Union of Brazilian Mappers of Openstreetmap – UMBRAOSM.
• 04/04 – Webinar “Analisando representatividade de candidaturas eleitorais”, facilitado pelo data_labe, transmissão aberta no Youtube da Escola de Dados.
• 05/04 – Cerveja com Dados Recife, organizado pelo PyLadies Recife.
• 08/04 – Prazo para inscrição no Lighthouse Reports Fellowship Program 2024, 2024, com bolsa mensal de 1.100 euros, organizado pelo Lighthouse Reports.
• 10/04 – Prazo para inscrever trabalhos para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Encontro acontece em julho durante o 19º Congresso da Abraji.
• 15/04 – Último dia para se inscrever na 6ª edição do prêmio MapBiomas, com premiação de até R$10.000.
• 27 a 29/06 – Acontece a Conferência Regional de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (CodaAM), em Belém-PA e Marajó-PA.
• 9 a 11/08 – Python Nordeste (PyNE), em Natal – RN. Inscrições abertas.
• 12 a 14/08 – Acontece a posit::conf(2024), em Seattle – WA.
• 18 e 19/09 – PyTorch Conference 2024, em San Francisco – CA.
• 16 a 21/10 – Python Brasil (PyBR), no Rio de Janeiro – RJ.
NO MUNDO DOS DADOS
Notícias e discussões quentes
VENCEDORES DO SIGMA AWARDS
Em março, o mundo conheceu os trabalhos jornalísticos baseados em dados vencedores do Sigma Awards 2024. Nesta edição, o prêmio recebeu 591 inscrições, de 78 países . Todos os detalhes sobre os projetos podem ser consultados no Github do prêmio. Seis projetos brasileiros de organizações brasileiras, alguns finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo 2023 como Fiquem Sabendo, Repórter Brasil, O Joio e o Trigo, e o projeto vencedor na categoria Investigação, Amazon Underworld, da Infoamazonia.
Em termos de técnica e ferramentas utilizadas, nesta edição destacaram-se os trabalhos que se debruçaram em análises geoespaciais e ferramentas de Open Source Intelligence (OSINT) para contar uma história poderosa, seja em organizações grandes, como mostra o projeto “How China is tearing down Islam” do The Financial Times ou independentes, como Finding Nigeria’s Forgotten Mass Graves Through Satellite Data, produzido pela HumAngle, da Nigéria. Já com relação aos temas, investigações que abordaram o racismo algorítmico, violências estatais e violações ambientais também foram premiadas.
SAIBA MAIS
Para aprender mais e aprender sempre
ALGORITMOS E SOCIEDADE
Cada vez mais a discussão sobre os impactos da tecnologia na sociedade vem sendo abordada em publicações acadêmicas. Recentemente foi lançado o livro Inteligência Artificial e Algoritmos, organizado pelo professor Paulo Vitor e as pesquisadoras Adriana Gonçalves e Luiza Torres. Esta obra examina o papel da Inteligência Artificial e dos algoritmos na sociedade, abordando questões éticas, como seu impacto nas democracias e no jornalismo, bem como o desafio de evitar discriminações e vieses. Destaca-se a necessidade de compreender e problematizar as implicações dessas tecnologias emergentes, que continuam a moldar as práticas comunicativas e a qualidade das democracias na sociedade contemporânea.
Seguindo a mesma linha, em maio do ano passado o museu do Amanhã convidou Silvana Bahia para organizar o livro Pode um robô ser racista? que provoca a leitura com a seguinte pergunta: O que os números de cpf, perfis no Instagram, viagens de Uber e até mesmo as pesquisas no Google revelam sobre a tecnologia e o futuro das relações sociais? Agora o livro se encontra disponível como uma contribuição mais ampla dessa discussões para diversos níveis da sociedade.
SNIPPETS
Dicas curtas e certeiras
Usando a Interpolação Espacial e dados do IBGE, Vinicius Oike escreve como utilizou os dados para visualizar Divisões Administrativas e Estatísticas no Brasil.
•
Rodrigo Menegat explica a nova alta de mortes no trânsito do Brasil, utilizando a base de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
•
Fernando Barbalho criou um dashboard para analisar contas nacionais, utilizando API do IBGE e a linguagem R.
•
Elana Schtulberg ensina no Datawrapper como controlar a altura de gráficos de linha responsivos, gráficos de colunas e gráficos de dispersão na plataforma.
•
Ainda no Datawrapper, estão disponíveis vídeos da Conferência Unwrapped.
•
O canal do MuckRockNews no Youtube liberou um vídeo tutorial de como extrair tabelas de um pdf utilizando DocumentCloud.
•
A Conferência NICAR de Jornalismo Investigativo liberou a documentação dos materiais utilizados na programação pelos palestrantes.
•
Sharon Machlis atualizou os materiais da Conferência NICAR no seu catálogo e um tutorial apresentando 5 maneiras de como rodar localmente um modelo LLM.
•
Lançado o {arcgis}, pacote R para facilitar a interação entre a linguagem e o ArcGIS.
INSPIRA
Trabalhos e iniciativas inovadoras para te inspirar
A primeira imagem que pensamos quando falamos de eclipse solar, é uma escuridão, ainda que por pouco tempo. Nem sempre isso acontece, depende sempre de vários fatores. Em alguns casos nem é possível visualizar o fenômeno. Em 8 de abril, o sol, a lua e a Terra entrarão na precisa linha de alinhamento de um eclipse solar total. A lua bloqueará o sol, lançando uma sombra por uma faixa da América do Norte, desde o Oceano Pacífico ao oeste do México, passando por 15 estados dos EUA, até o Atlântico, perto do Canadá. Dylan Moriarty e Kevin Schaul fizeram um mapa, milha a milha, para o Washington Post do que acontecerá nessa faixa de terra.
Na imagem, um trecho inicial das mudanças em cada trajeto por hora e cobertura de nuvens
No mapa é possível visualizar o que acontece a cada hora do eclipse e quantos porcento de cobertura de nuvem existirá em cada trecho, com uma descrição detalhada. À medida que vai rolando o ponteiro do mouse, também é pontuado no globo terrestre em qual lugar estamos, além de saber quantas pessoas estão “participando” do fenômeno.
NOVOS DADOS
Conjuntos de dados e plataformas publicados recentemente
A Ambiental Media, organização especializada em investigações jornalísticas baseadas em ciência e dados, lançará em abril a Loja de Dados, uma plataforma que disponibiliza gratuitamente bases de dados ambientais tratadas, com metadados e prontas para download, além de cruzamentos de bases de dados em diferentes níveis de complexidade. Faça o seu cadastro e receba informações sobre o lançamento.
UPDATE
Atualize-se com as novidades de softwares e bases de dados
TensorFlow 2.16 dentre as atualizações, a principal é ter o Keras 3 como padrão.
•
DBeaver 24.0 possibilita o uso do Gemini AI, compartilhamento de credenciais de banco de dados em equipe, e mais.
•
Sabiá-2 está disponível, superando chatGPT 3.5 nos testes.