Foi mostrando bons exemplos de trabalhos jornalísticos guiados por dados que Álvaro Justen, gerente de programa da Escola de Dados; Guilherme Storck, editor de infografia da Gazeta do Povo; e Alexsandro Ribeiro, réporter do Livre.Jor, abriram o primeiro Cerveja com Dados Curitiba. O evento, realizado no dia 28/05 no Hop n’ Roll – pub local com fabricação de cervejas próprias – contou com cerca de 30 pessoas, que puderam saber mais sobre o trabalho guiado por dados que os três realizam em diferentes projetos.

Álvaro começou sua apresentação falando um pouco mais sobre a Escola de Dados, explicando melhor o fluxo do trabalho com dados e mostrando projetos jornalísticos relevantes com narrativas que fazem o uso desses recursos. Recentemente, o desenvolvedor abriu os dados dos salários dos magistrados brasileiros, o que permitiu a produção de uma série de reportagens sobre o assunto, e tem feito o esforço de abrir e liberar mais dados para o Brasil.IO, plataforma que criou para reunir dados em formato acessível.

Aleksandro Ribeiro pôde falar um pouco sobre o “Na conta do deputado“, projeto do Livre.jor que faz o acompanhamento de gastos oriundos das verbas de ressarcimento dos deputados paranaenses. Segundo Aleksandro, no site da Alep, os dados de gastos são públicos e podem ser vistos, mas estão divididos em arquivos PDF em verbas e em fornecedores, por mês e separado por deputado. O maior desafio do projeto, explica, é tornar mensalmente os 108 PDFs bloqueados contendo os gastos dos 54 parlamentares paranaenses legíveis por máquina para que a fiscalização possa ser melhor realizada.
Já Guilherme Storck teve a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho de visualização que realiza há oito anos na Gazeta do Povo. Retratos do Paraná, 1000 homicídios em Curitiba e Polícia fora da lei foram alguns dos exemplos de visualizações de dados que trouxe ao público do Hop n’ Roll. Ele também mostrou alguns projetos da Gazeta no Tableau, como os Supersalários do TJ e MP no Paraná, as delações da Odebrech na Lava-Jato e o placar da denúncia contra Temer.

A rodada de apresentações do Cerveja com Dados

Depois dos casos mostrados, o público do evento também realizou uma rodada de apresentações, dizendo quem eram e de onde vinham, e alguns deles mostraram um pouco de seus próprios trabalhos durante uma rodada de palestras-relâmpago. Em breve, vamos disponibilizar os vídeos das apresentações do evento e da rodada dessas palestras curtinhas.

E fique por dentro: estamos com um novo grupo do Cerveja com Dados no Meetup, para quem quiser saber dos nossos próximos eventos em primeira mão.