O próximo Cerveja com Dados Rio será realizado no dia 11/06, segunda-feira, na Comuna (Rua Sorocaba, 585 – Botafogo) e contará com apresentações sobre política e eleições. Serão quatro apresentações, cada uma delas com cerca de dez minutos de duração, para que os participantes tenham tempo de trocar ideias sobre o trabalho com dados após conhecerem os projetos.

Carolina de Paula apresentará o projeto “IESP nas eleições”, uma iniciativa coletiva de um grupo de alunos e professores do IESP que pensou numa plataforma variada, via redes sociais, para dar ao cidadão/eleitor munições para um voto mais consciente.

Gabriel Lyra vai falar um pouquinho sobre o Vira Casacas, projeto da Café.Art.Br que conta com visualização interativa mostrando o compilado dos deputados que trocaram de partido nessa última janela partidária e que calcula o quanto de verba pública foi repassada via fundos partidário e eleitoral por consequência direta dos votos de cada parlamentar.

Juliana Marques, da Rede Umunna, mostrará a campanha #MulheresNegrasDecidem, que visa reforçar a potência e a necessidade de maior participação de mulheres negras no momento político brasileiro. A partir de dados e narrativas negras, a campanha pretende estimular a mobilização política de mulheres negras. 

E Daniel Schwabe, do Departamento de Informática da PUC-Rio, traz a plataforma “Se liga na política”, uma base aberta de dados ligados sobre agentes políticos no Brasil.

Para participar do evento, basta preencher nosso formulário de inscrição. Além disso, você também pode confirmar sua presença em nosso evento do Facebook e convidar seus amigos para participar!