O Cerveja com Dados chega a sua quarta edição no Rio de Janeiro e volta à Casa Pública, em Botafogo. Em pleno verão carioca, iremos nos reunir no dia 19 de fevereiro para mais uma noite de trocas, com uma programação quente e cerveja gelada.

Organizado pela Escola de Dados desde 2016 em diversas cidades brasileiras, o evento tem como propósito integrar a comunidade de jornalistas de dados, programadores e demais interessados em dados abertos num encontro informal e inspirador. Desta vez, a quarta edição do evento no Rio de Janeiro ocorrerá simultaneamente à estreia do Cerveja com Dados, em Porto Alegre.

Cada apresentação terá de dez a quinze minutos de duração. Para garantir seu lugar, confirme sua presença em nosso evento no Meet-Up.

Felipe Grandin
Jornalista de dados no G1/TV Globo
A Franquia do crime/Mapa das Milícias foi uma série de reportagens do G1, que fez pela primeira vez um mapeamento detalhado das áreas sob influência de milícias no RJ. O projeto combinou reportagem investigativa com ferramentas de jornalismo de dados para calcular que 2 milhões de pessoas vivem em 37 bairros e 165 comunidades com a presença desses grupos criminosos. Grandin irá apresentar os resultados e bastidores da investigação.

Mariana Simões
Jornalista, gerente da Casa Pública e diretora da série Baía 360
Baía 360 é a primeira série investigativa do Brasil filmada inteiramente em 360 graus, um projeto especial desenvolvido pela Agência Pública, que utilizou tecnologias imersivas para contar a história dos conflitos socioambientais na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. Durante o evento, serão compartilhados alguns desafios encontrados durante a produção do especial, bem como os principais dados apurados sobre o tema.

Judite Cypreste
Jornalista, criadora do Colaboradados, com passagem pela Folha de S.Paulo e a agência Aos Fatos
O Colaboradados surgiu como uma iniciativa para auxiliar jornalistas, cientistas de dados e a toda a sociedade no acesso à informação. Como uma plataforma totalmente colaborativa, a ideia é reunir em um só lugar, dados e informação confiáveis. O projeto conta com frentes que buscam informar a sociedade sobre o uso de dados e a transparência governamental, como nosso banco colaborativo de bases de dados e nosso robô que monitora quando portais da transparência governamental ficam indisponíveis para acesso.

Roberto Maleson
Repórter de dados esportivos no Grupo Globo
A apresentação mostrará a página especial com um mega levantamento de todas as passagens de treinadores desde 2003 em 21 clubes no Brasil com o objetivo de entender o porquê de o ciclo de vida do treinador ser tão breve no futebol. A página ‘Rotatividade dos Técnicos’ tem diversas funcionalidades e vários filtros que permitem o usuário navegar em diversas frentes.