A última edição paulista do Cerveja com Dados foi especial. Foi a vigésima quinta edição do encontro, que irá completar dois anos em junho de 2019. De lá para cá, o evento já rodou todas as regiões do país, passando por 13 cidades e reunindo mais de mil pessoas. Essa edição voltou à cidade onde tudo começou: São Paulo.

Seis participantes apresentaram seus projetos a cerca de 70 pessoas que foram à sede da Google News Initiative, parceiro do evento em São Paulo, neste 21 de março. O evento foi organizado pela diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Natália Mazotte, que trouxe ao Cerveja Com Dados insights e dicas direto do NICAR 2019, a maior conferência de jornalismo de dados do mundo.

Maria Vitória Ramos apresentou o projeto ‘Don’t LAI to me‘, a primeira newsletter focada em Lei de Acesso à Informação no Brasil, mantida pelo projeto Fiquem Sabendo. Com envio quinzenal, a iniciativa busca fortalecer e democratizar os instrumentos de transparência governamental. Já Patrícia Guisordi falou sobre o histórico de remuneração dos servidores ativos da Prefeitura de São Paulo.

Maria Vitória Ramos apresentando a newsletter do projeto Fiquem Sabendo.

 

Rodrigo Menegat fez a apresentação ‘Uma história visual do governismo‘, um trabalho o Estadão Dados sobre as votações no parlamento federal. A partir do antigo e premiado projeto Basômetro, que mostrava em tempo real o alinhamento dos deputados à base governista, a equipe do Estadão desenvolveu um novo projeto sobre o assunto, desta vez agregando os dados por partidos. O resultado traduz em imagens as idas e vindas da política brasileira nos últimos anos.

Já Lucas Lago falou sobre a iniciativa Projeto 7c0, uma conta no Twitter automatizada que registar postagens deletados por pessoas de grande relevância política. Ele também convidou os participantes a colaborarem com a iniciativa e apresentou planos futuros, como incluir mais contas no Twitter e cobrir também outras redes sociais e publicações online do governo.

Lucas Lago apresentando gráficos sobre o projeto 7c0

Pedro Burgos apresentou uma solução desenvolvida por ele para coletar informações sobre as redes sociais dos parlamentares. Como não há nenhum banco de dados estruturado com estas informações e o trabalho manual seria repetitivo demais, a saída foi uma solução mista. Na sua apresentação, ele mostrou o código desenvolvido em Python e fez uma demonstração em tempo real.

Quer organizar uma edição do Cerveja com Dados na sua cidade? Confira aqui o passo a passo que preparamos.