A cidade de Caxias do Sul (RS) recebeu sua primeira edição do Cerveja com Dados neste março de 2019. Mais de 50 participantes comparecem ao evento, que contou com a apresentação de 6 convidados, incluindo o desenvolvedor Rodolfo Ghiggi, responsável pela organização do encontro no espaço OCA Brasil.

Rodolfo mostrou um casa de raspagem de dados com Python para obter dados não-estruturados da Internet. A principal mensagem da apresentação: não é preciso ser um hacker expert em programação para conseguir automatizar tarefas repetitivas referentes a obtenção de dados da web. No final, foram apresentadas alguns recursos para o aprendizado desta técnica, conhecida como web scraping. O mesmo também foi abordado por Adriano Margarin, que abordou especificamente a ferramenta Scrapy, mostrando os superpoderes que a biblioteca dá para a obtenção de dados na web.

Outro convidado, Joelmir Ricbacki incentivou e inspirou os participantes que pensam em trabalhar em empresas estrangeiras, dando várias dicas práticas de como se posicionar e se candidatar a vagas no exterior. Por sua vez, o cientista de dados Diego explicou o conceito de big data e mostrou como tirar proveito disso, principalmente na sua utilização para marketing e formulação de estratégias de negócios.

Jornalista especializada em comunicação digital, Juliana Bevilaqua apresentou o projeto “Olhômetro” promovido pela RBS, que analisa as votações dos vereadores de Caxias do Sull. Ela destacou a importância destas iniciativas e exibiu alguns trabalhos interessantes que foram descobertos a partir do projeto. Juliana também incentivou maior representação femininas nas palestras.

Já William Righi falou sobre segurança da informação. Ele é arquiteto de tecnologia da informação na IBM e, durante o Cerveja Com Dados, exibiu alguns casos de vazamentos de dados em grandes empresas. William também apresentou sua visão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, prevista para entrar em vigor em 2020.