O Cerveja com Dados no Tropos Coworking

Primeira edição do Cerveja com Dados em Salvador foi um sucesso! Mais de 50 pessoas lotaram, na última quinta-feira (19/04), o Tropos Coworking do Barro Vermelho para a estreia do Cerveja com Dados no Nordeste. O evento, que busca incentivar uma comunidade de interessados em dados abertos, jornalismo de dados e programação, conseguiu reunir diferentes perfis de pessoas – jornalistas, programadores, acadêmicos e funcionários públicos – para discutir os desafios do trabalho guiado por dados, com a apresentação de quatro projetos.

O primeiro deles foi sobre a série de reportagens guiadas por dados que o Correio 24 horas, em parceria com a Escola de Dados, produziu recentemente. Mariana Rios, Wladmir Pinheiro, Thais Borges e Alexandre Lyrio mostraram as quatro matérias que foram produtos da raspagem, em Python, de mais de 1.400 PDFs do Inema e que revelaram o nível de balneabilidade das praias baianas nos últimos dez anos. Além dos textos, outro produto da parceria foi a liberação de dados e códigos que permitiram a produção da reportagem.

Luciano Ataíde, Iracema Marques, Marcelo de Almeida e Pablo Florentino, integrantes do grupo local que realizou o levantamento para o Índice de Dados Abertos (ODI) de Salvador, apresentaram a metodologia usada para obter o índice, que será lançado no dia 9 de maio, no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Criado pela Open Knowledge e com metodologia adaptada para o Brasil em parceria com a FGV, o ODI foi medido em oito cidades brasileiras este ano.

Já Yuri Almeida, jornalista do LabCaos/CuboDataLa, mostrou como a análise de redes sociais ajuda a direcionar a comunicação do governo em diferentes regiões do estado da Bahia. O Painel de Monitoramento da Folha de Pessoal dos Municípios da Bahia, projeto desenvolvido para facilitar o exercício do controle social da administração pública e tocado por George Santiago, também foi abordado.

Outros participantes também apresentaram iniciativas e optaram por manter trocas regulares sobre projetos e dados na Bahia em um novo grupo no Whatsapp do Cerveja com Dados Salvador.

Que tal organizar um Cerveja com Dados na sua cidade? Explicamos como neste post em nosso blog.

Os próximos Cerveja com Dados serão em Brasília e Curitiba. Fique ligado em nosso Twitter e Facebook para saber mais detalhes do evento e assine nossa newsletter para ficar por dentro das notícias da Escola de Dados.