A primeira edição do Cerveja com Dados João Pessoa acontece no dia 22/09, às 15h. O evento, organizado por Mírian Batista e Gilberto Vieira, será realizado no Barraco Democrático (Rua Bancário Antônio Rosa da Silva, 17 – Bancários). João Pessoa será a quarta capital nordestina a receber o Cerveja com Dados, que já conta com edições em Salvador, Natal e Fortaleza.

Desta vez, o evento será realizado num sábado, e contará com 4 apresentações breves, as lightning talks, além de muitas trocas de ideias entre convidados e participantes. Para participar, basta confirmar sua presença em nosso evento no MeetUp.

LIGHTNING TALKS

Cidadão no Controle: acesso à informação e transparência da administração pública municipal, estadual e federal da microrregião do Litoral Norte
Dimmitre Morant, professor e vice-coordenador do Curso de Ciências Contábeis CCAE/UFPB e coordenador de projeto de extensão Cidadão no Controle, vai explicar um pouco mais sobre o projeto, que tem como objetivo fomentar a transparência ativa e passiva na administração pública municipal, estadual e federal dos municípios da microrregião do Litoral Norte, mediante a implantação da Sala de Transparência do Litoral Norte (STLN) para realização de campanhas educativas, capacitações, atendimentos à população e aferição e divulgação periódica do Índice de Transparência do Litoral Norte (ITLN).

Experiências com ciência de dados ao nosso redor
Nazareno Andrade, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e professor na mesma instituição, vai mostrar como o uso de dados pode influir no nosso voto, no abastecimento de água de determinada cidade, no horário ideal para ir à praia e em uma série de outras decisões que tomamos no nosso cotidiano. Regressão, agrupamento e classificação no dia a dia serão conceitos abordados pelo palestrante.

Detecção de outliers em folhas de pagamento dos municípios da Paraíba
Raul Louiz, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai mostrar uma análise de outliers detectados nas folhas de pagamentos nas quatro das cidades mais populosas do Estado da Paraíba por meio de método estatístico em dados de pagamentos fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE/PB.

Aprendizagem de máquina – criando software com o poder dos dados
Yuri Malheiros, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e professor da Universidade Federal da Paraíba, vai explicar o conceito de machine learning (aprendizagem de máquina) para o público. Trata-se de uma sub-área da inteligência artificial que propõe a solução de problemas baseada no ensino através de dados. Nela, um programador não precisa saber quais instruções o computador deve executar para resolver um problema, pois os algoritmos de aprendizagem de máquina, usando dados, podem descobrir a solução desejada. Assim, utilizando essas técnicas, softwares para tradução, reconhecimento de voz, reconhecimento facial, entre muitos outros, saíram de um estado com resultados limitados para se tornarem aplicações de qualidade usadas em grande escala por pessoas ao redor do mundo.