Atualizado em 18 de março de 2024

 

A Escola de Dados organiza, desde 2017, encontros locais de pessoas interessadas no trabalho com dados, a partir de diferentes abordagens. No total, 51 edições do evento já foram realizadas colaborativamente em 18 cidades diferentes, em todas as regiões do Brasil.

O que é o Cerveja com Dados?
Voltado a quem trabalha com dados abertos, programadores, jornalistas e outros públicos interessados, o Cerveja com Dados funciona assim: 3 ou 4 participantes compartilham metodologias de trabalho ou falas inspiradoras em breves apresentações, no formato de lightning talks, para dar início às trocas entre o grupo. A ideia é que as falas sejam curtas, entre 10 minutos a 15 minutos, a depender da quantidade de pessoas convidadas. O ideal é que o tempo total das apresentações não passe de uma hora (sim, porque queremos bater papo e tomar cerveja!).

Por que iniciamos essa série de eventos?
O propósito da Escola de Dados é ampliar o conhecimento sobre utilização de dados entre os cidadãos e, em especial, entre públicos cujo trabalho possa impactar a qualidade da informação que circula: jornalistas, pesquisadores, ativistas. Uma forma de aproximar esses públicos deste tipo de conhecimento é incentivando sua participação em comunidades multidisciplinares. E é isso que os Cervejas com Dados são: espaços para construção de comunidades que incluam jornalistas, programadores, analistas de políticas públicas, designers, sociólogos e quem mais se interessar por conhecer (e desenvolver) projetos guiados por dados. Nesses espaços, pessoas de diferentes perfis têm a possibilidade de aprender umas com as outras e começar a colaborar.

Quer fazer um na sua cidade?
Antes de tudo, preencha o formulário de interesse. Tudo o que você precisa para organizar o seu Cerveja com Dados é um ambiente para apresentações e um público interessado, é claro. Abaixo, algumas instruções sobre como organizar o encontro e como entrar em contato com a gente para que sua edição possa ser divulgada em nossas redes. A Escola de Dados apoia a preparação, organização e divulgação dos eventos, mas no momento não oferece recursos financeiros para apoiar a realização dos Cervejas.

Se você quer organizar uma edição, entre em contato conosco primeiramente. Assim, podemos apoiar com a divulgação do evento e outras demandas, além de te conectar com os organizadores ou grupos organizadores das edições passadas, caso não seja o primeiro evento na sua cidade.

Há algum tipo de apoio ou é possível cobrar entrada?

Não. Não há problemas em propor parcerias com organizações e empresas locais para cobrir custos relacionados ao evento, tendo como contrapartida a inclusão de seus nomes nas divulgações oficiais, mas é importante que a entrada do evento seja gratuita e que não seja cobrada nenhuma taxa de inscrição para participação.

Organizando um Cerveja com Dados

Pré-evento:

  1. Identifique pessoas ou grupos em sua cidade que possam apresentar uma metodologia de trabalho ou um caso baseados em dados e queiram compartilhar isso com a comunidade. Dica: duas ou três apresentações são suficientes. A ideia não é ser um seminário, mas um espaço de troca.
  2. Leia nosso protocolo de segurança para eventos para ajudar a encontrar lugares que se adequem às dicas propostas.
  3. Encontre o espaço para a realização do evento e determine uma data. Universidades, co-workings ou espaços ligados à inovação podem se interessar em abrigar o encontro sem custo. Lembre que é preciso ter um equipamento adequado para que a apresentação fique visível a todos (projetor, TV grande, etc). Se o espaço vender e/ou permitir o consumo de cerveja, melhor. Se não, a cervejada pode também acontecer em um bar, depois das apresentações.
  4. Ao definir o número de vagas baseado na lotação do espaço, lembre-se de deixar uma “gordura”, já que muitas pessoas confirmam presença sem ir de fato ao evento: algo entre 10% a 30% de vagas a mais é razoável.
  5. Esteja atento a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ao coletar, armazenar e compartilhar dados entre os participantes para futuros encontros. Informe aos participantes que essas informações serão compartilhadas com a Escola de Dados, para fins de registros e identificação do perfil do público participante. Tenha certeza que todas as pessoas participantes estão cientes desse compartilhamento.
  6. Defina uma grade para o evento, ordenando as apresentações e levando em consideração os tempos para perguntas, trocas de ideia e, claro, o tempo para tomar a gelada. Dica: horários pós-trabalho, em dias de semana, costumam funcionar melhor.
  7. E, por fim, não deixe de entrar em contato conosco e compartilhar com a gente as informações gerais do evento, assim podemos incluí-lo nas nossas redes, ajudar a divulgá-lo ou prestar apoios e esclarecimentos. Você pode entrar em contato com a gente no e-mail: [email protected].
  8. Para a divulgação, vale buscar grupos em redes sociais com pessoas que potencialmente poderiam se interessar em participar.

Durante o evento:

  1. Inicie o evento com uma rodada de apresentações. Tem sempre alguém novo no pedaço e é bom entender a motivação do pessoal para estar ali.
  2. Se desejar passar uma lista de presença para eventuais contatos futuros, lembre-se do item 5 da sessão anterior.
  3. Apresentação de 2 ou 3 projetos (10 a 15 minutos, idealmente). A quantidade de projetos e tempo é flexível, mas é importante ter cuidado para não ficar muito longo e entediante.
  4. Se houver tempo, pergunte se mais alguém dos presentes tem algum projeto ou ideia que gostaria de dividir (e até apresentar, se houver tempo e interesse entre participantes).
  5. Convide os participantes a tirarem uma foto coletiva ao final do encontro e tente envolver pelo menos uma pessoa no registro do evento, seja através de fotos, vídeo ou transmissão ao vivo. Se não for possível, não se esqueça de tirar pelo menos algumas fotos durante o evento para registrar o momento.

Após o evento:

  1. Preencha este formulário e envie seu relato e registros para a equipe da Escola de Dados por meio do e-mail: [email protected]
  2. Você também pode convidar as pessoas que participaram a participar de um grupo (como no Telegram ou WhatsApp), a fim de trocar informações sobre novidades e outras oportunidades localmente;
  3. Já vá pensando no próximo! 😉