A quinta edição do Cerveja com Dados no Rio de Janeiro aconteceu no dia 14 de maio, reunindo mais de 50 pessoas no sobrado da Casa Porto no histórico Largo da Prainha, localizado no Centro da cidade. O encontro começou com uma breve apresentação da Escola de Dados e sua recém-lançada campanha de financiamento colaborativo, que oferece – entre outros benefícios – acesso a um programa de membros com preço promocional.

A primeira apresentação foi de Vitor Mattos, ativista de software livre e membro da comunidade PHP-Rio. Sua apresentação foi baseada na ideia de um “Data Detox” (confira os slides), trazendo dicas e referências para quem quer se desintoxicar e reduzir possíveis danos e riscos relacionados à exposição excessiva de dados pessoais na web.

Na sequência, foi a vez de Julia Giannella apresentar o Dataviz.Rio, uma iniciativa para consolidar uma comunidade de profissionais e pesquisadores que atuam com visualização de dados no Rio de Janeiro. O grupo realiza encontros mensais, com 2 palestras e 1 apresentação surpresa. Você pode conferir a apresentação no Slideshare.

Já a Lidiane Malanquini mostrou o trabalho do Redes da Maré com coleta de dados sobre segurança pública. Desde 2016, a iniciativa ‘De Olho na Maré’ compila informações junto a moradores daquele conjunto de favelas sobre a frequência e o impacto das operações policiais no cotidiano, que atinge diversas áreas, como a educação e saúde dos residentes locais. No site do projeto, é possível conferir todas as edições do boletim.

Por último, foi a vez da Bárbara Libório, editora da Revista Época, falar sobre o uso de dados de redes sociais no jornalismo. Além de apresentar algumas reportagens do tipo, ela também mostrou dicas e ferramentas para explorar estas informações em investigações jornalísticas. Confira aqui a apresentação.

Você pode acompanhar as futuras edições do Cerveja com Dados em nosso Meetup.