A terceira edição do Cerveja com Dados Rio já tem hora e local para acontecer! Desta vez, aportamos no Nex Coworking (Ladeira da Glória, 26 – Bloco 3), dia 30/10, às 19h. Serão quatro apresentações, cada uma delas com cerca de dez minutos de duração, para que os participantes tenham tempo de trocar ideia após conhecerem os projetos e iniciativas. Para participar, basta confirmar sua presença no MeetUp do nosso evento.

Estarão conosco…

Clara Sacco (data_labe)
O data_labe é um laboratório de dados e narrativas no Complexo da Maré, que atua a partir de três eixos: formação, produção de conteúdo e pesquisa e geração cidadã de dados. Será apresentado o Cocozap: um projeto piloto que consegue reunir a produção de dados para um mapeamento da situação de saneamento básico da Maré, servindo de subsídio para a construção de uma reportagem e também para incidência na política de saneamento no território.

Judite Cypreste (Projeto Coração Radiante)
O brasileiro é um técnico de futebol nato, de alma, de coração. Por conta disto, surgiu a ideia de entender como o torcedor brasileiro reagiu durante as partidas de futebol da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Quais foram os termos favoritos? Como ficaram os ânimos durante os lances? De que forma o torcedor se comportou e reagiu frente a um gol ou um cartão amarelo? A partir de uma raspagem no Twitter, durante todas as partidas da seleção brasileira, e uma análise de sentimentos, surgiu o Projeto Coração Radiante.

Marcelo Alves (Vértice Inteligência)
A legislação eleitoral de 2018 chamou muita atenção para o Facebook. Pela primeira vez, o regramento permitiu a propaganda digital paga na plataforma. O uso de tecnologias para avançar ou limitar o exercício democrático e facilitar o consumo de informação sobre políticos é um fundamental tema de interesse da academia e da sociedade. A apresentação trará resultados de uma análise de dados elaborada a partir da extração de centenas de milhares de postagens públicas realizadas pelos candidatos, imprensa, sociedade civil e outros atores. Discutiremos o panorama atual e o futuro das pesquisas de mineração de dados via API, bem como a criação de metodologias, rotinas e ferramentas para investigação da campanha em meios digitais.

Alifer Sales e Fábio Vasconcelos
Quantas proposições existem sobre educação? Quais são os deputados que mais atuaram nesse tema? Esses deputados só propõem ou aprovam também? Mas isso é muito em relação à média de desempenho da casa? Todas essas informações são corriqueiras para muitos jornalistas, pesquisadores e sociedade civil interessada, porém a resposta só é obtida com um tanto de código. Alifer e Fábio, desenvolvedor e cientista político, apresentarão o projeto da que tenta responder esses questionamentos da concepção à realidade. A primeira versão traz dois painéis: uma perspectiva sobre os temas das proposições que tramitam na Câmara e outro com um olhar para o parlamentar e seus interesses.

Natália Mazotte (Escola de Dados)
Diretora-executiva da Open Knowledge Foundation no Brasil, Natália irá apresentar as ações da Escola de Dados para além do Cerveja com Dados, contar novidades sobre a terceira edição do Coda.Br 2018, que ocorre 10 e 11 de novembro em São Paulo, e dar um panorama das ações em curso da Open Knowledge e como você pode colaborar com elas.