Após duas edições de sucesso no Sudeste do Brasil, é chegada a hora de o Cerveja com Dados ter sua primeira edição do ano no Nordeste. O evento, que já foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro neste ano, será realizado em Salvador às 19h do dia 19/04, no Tropos Coworking (Rua Ilhéus, 214 – Rio Vermelho).

O formato é simples: jornalistas, programadores e demais interessados contam suas experiências em lightning talks – falas curtas e expositivas –, seguidas por um papo com cerveja para trocas de experiência com a comunidade que realiza trabalhos guiados por dados.

Para participar, preencha nosso formulário.

LIGHTNING TALKS

  • Os salários de todos os funcionários públicos dos 417 municípios baianos // George Santiago (Observatório Social de Santo Antônio de Jesus)
    Desenvolvido para facilitar o exercício do Controle Social da Administração Pública, o Painel de Monitoramento da Folha de Pessoal dos Municípios da Bahia envolve a análise e processamento de cerca de 20 milhões de linhas. Os dados foram obtidos do site do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. O projeto envolve a utilização de Linguagem R na realização do web scraping e da aplicação Power BI para desenvolvimento dos painéis.
  • Salvador transparente? O Índice de Dados Abertos de Salvador // Luciano Ataíde, Iracema Marques, Marcelo de Almeida e Pablo Florentino
    O grupo local que realizou o levantamento para o Índice de Dados Abertos (ODI) de Salvador vai mostrar a metodologia usada para obter o índice, que será oficialmente lançado no dia 9 de maio, no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Criado pela Open Knowledge e com metodologia adaptada para o Brasil em parceria com a FGV, o ODI foi medido em dez cidades brasileiras este ano.
  • Como os dados podem ajudar a comunicação pública // Yuri Almeida (LabCaos/CuboDataLab)
    A combinação de dados abertos, monitoramento de mídias sociais e inteligência artificial podem ser elementos importantes para otimizar a comunicação dos órgãos governamentais e agentes políticos. Com a utilização de softwares de monitoramento, mineração de dados, web scraping é possível estabelecer métodos, procedimentos e índices para acompanhar a efetividade das estratégias de comunicação.
  • As praias mais limpas, as mais sujas e as que mais sujaram na Bahia // Mariana Rios, Wladmir Pinheiro, Thais Borges e Alexandre Lyrio (Jornal Correio)
    Desde fevereiro, o jornal Correio fez uma parceria com a Escola de Dados para realização de reportagens guiadas por dados. Mariana e Wladmir vão apresentar como foi o fluxo de trabalho que levou à primeira série de reportagens, realizada a partir da raspagem, em Python, de mais de 1.400 PDFs, e que revelou o nível de balneabilidade das praias da Bahia nos últimos 10 anos.

SAIBA MAIS: Confira como foram as edições de São Paulo e Rio de Janeiro

Os próximos Cerveja com Dados devem acontecer em breve, em Curitiba e Fortaleza. Tem interesse em realizar um Cerveja com Dados na sua cidade? Nosso post explica como.