A primeira edição do Cerveja com Dados na região norte foi realizada em 01 de março na cidade de Santarém (PA). O Quintal Sapucaia recebeu o evento, que teve quatro apresentações e inovou no formato, intercalando as falas com intervenções artísticas. A noite terminou ao som do carimbó, com o grupo Tatu Kanastra.

Promovido pela Escola de Dados desde 2016 em diversas cidades brasileiras, o Cerveja com Dados tem como propósito integrar a comunidade de jornalistas de dados, programadores e demais interessados em dados abertos num encontro informal e inspirador.

No Pará, o Cerveja Com Dados terminou ao som do carimbó

A edição em Santarém foi realizada pelo Laboratório de Suporte à Decisão da Universidade Federal do Oeste do Pará (LSD-UFOPA), o Coletivo Puraqué e a Incubadora de Políticas Públicas do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA).

Maria Conde, doutora em Enfermagem, falou sobre os índices de hanseníase na cidade de Santarém, analisando sua distribuição territorial e sua relação com os indicadores de pobreza da cidade. Pela Ciência da Computação, o prof. Guilherme Conde apresentou o Laboratório de Suporte à Decisão da UFOPA, trazendo alguns estudos de casos, como a pesquisa sobre a distribuição espacial dos crimes na cidade de Santarém. Já Cleyton Soares, doutorado na mesma universidade, mineração de textos na produção científica na UFOPA.

Jader Gama durante sua apresentação no Quintal Sapucaia, no Cerveja Com Dados

Pesquisador da Incubadora de Políticas Públicas da UFPA e organizador do Cerveja com Dados em Santarém, Jader Gama apresentou ideias sobre como a ciência de dados pode servir desenvolvimento regional e políticas públicas da Amazônia. Segundo ele, há planos para a realização de uma nova edição do encontro na cidade em breve.