Do céu ao solo: geojornalismo com dados de queimadas e desmatamento

SOBRE O WORKSHOP

Vamos mostrar como uma boa reportagem pode surgir do trabalho com imagens de satélite e análises de dados geográficos. Conheça as principais fontes e aprenda a cruzar e interpretar os dados, usando ferramentas digitais de mapeamento para criar mapas interativos. Com dados das recentes queimadas e desmatamento na Amazônia, informações do INPE, NASA e outras fontes, você vai aprender a gerar análises e visualizações em ferramentas gratuitas como QGIS e Mapbox. E se você tem planos de fazer uma reportagem em campo, vamos ensinar como geolocalizar seu conteúdo.

QUANDO?

28/07 (quinta-feira), às 9h

ONDE?

Auditório do Básico 2

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

2h

Pré-requisitos da atividade

Recomendamos que as pessoas participantes tragam um notebook para acompanhar a atividade.

Vamos utilizar o Google Earth e o QGIS, que podem ser baixados nos links a seguir:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.html

 

Você também pode ler este texto sobre geojornalismo:

http://manual.periodismodedatos.org/gustavo-faleiros.php

gustavo

Gustavo Faleiros

É editor da Rainforest Investigations Network (RIN) do Pulitzer Center. É jornalista ambiental e instrutor especializado em reportagens baseadas em dados. Em 2012, lançou a InfoAmazonia, uma plataforma digital que usa imagens de satélite e outros dados publicamente disponíveis para reportar sobre os nove países da floresta amazônica. Contribuiu também para importantes publicações como Scientific American, The Guardian-UK, Nature, Revista Piauí e Folha de São Paulo.

juliana

juliana mori

Jornalista especializada em produções audiovisuais e visualização de dados geoespaciais. Cofundadora e diretora editorial do InfoAmazonia. Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, mestre em Artes Digitais pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO