Meu primeiro mapa: trabalhando com dados espaciais

SOBRE O WORKSHOP

Em uma sociedade globalizada percebe-se uma crescente popularização do uso de dados espaciais. Mas como representar esses dados no mundo real? É o que a pesquisadora e cientista de dados do Quinto Andar, Alice Adativa, ensinou no workshop  “Meu primeiro mapa: trabalhando com dados espaciais”. 

Ela explicou que com a popularização da capacidade de armazenar informações em dispositivos como computadores, tablets, smartwatch e smartphones, uma infinidade de possibilidades de uso dos dados geolocalizados foram possíveis. A pesquisadora também destaca que as fontes de dados disponíveis estão divididas em três categorias: de sensores físicos, do governo e das redes sociais.

 

 

Na atividade, os participantes aprenderam o que são dados espaciais ou geográficos, quais os conceitos básicos de dados, os tipos de dados e como representá-los por meio de mapas, além da sua aplicabilidade em qualquer área do conhecimento, uma vez que, eles são multidisciplinares.  

No primeiro momento da atividade, Adativa apresentou um panorama conceitual dos termos utilizados durante a apresentação e também exemplificou como os dados espaciais estão presentes no cotidiano das pessoas. Na segunda parte, ela mostrou como criar o seu próprio mapa utilizando os dados abertos do IBGE e da PRF, a partir do aplicativo QGIS, que é um sistema de informação geográfica livre e aberto.

Alice pontuou que dado espacial é qualquer tipo de dado capaz de descrever fenômenos aos quais esteja associada alguma dimensão espacial localizada na superfície da terra, num determinado instante ou período de tempo. Em outras palavras, é a associação de um atributo informação somado a sua localização.

De acordo com a pesquisadora, qualquer pessoa pode utilizar os dados espaciais abertos para: entender a dinâmica de uma determinada área; para melhorar o trânsito e a mobilidade; identificar padrões sociais e políticos; estimar locais que possam atender uma necessidade; analisar e aplicar medidas de prevenção a epidemias.

 

 

Ao final, no momento da parte prática da atividade, Alice explicou que existem dois tipos de mapas, os estáticos e dinâmicos e os analógicos e digitais, e que as cores são elementos fundamentais na criação de um mapa. Com essas informações e alguns treinamentos qualquer pessoa pode desfrutar das diversas possibilidades que o aplicativo dispõe.

NÍVEL

Básico

Referências

Alice Adativa

Alice Adativa

Cientista de Dados no QuintoAndar, trabalha com Busca e Recomendação. Ela também é doutoranda na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua pesquisa tem como foco a área Computação Urbana, onde utiliza dados geográficos de múltiplas fontes na análise da dinâmica das cidades para identificar padrões, contextos, anomalias e recomendar regiões de interesse.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO