Propaganda em rede? Utilizando o Gephi para mapear redes de manipulação no Twitter

SOBRE O WORKSHOP

Da manipulação do ranking de tendências, operações de influência e retweets em massa para simular consenso ou dissenso sobre um tema, o Twitter é uma plataforma crucial para investigações sobre desinformação e teorias conspiratórias. Neste workshop, os participantes terão um panorama dos fundamentos teóricos e técnicas de investigação para o mapeamento, análise e visualização de redes no Gephi. A partir de exemplos práticos, iremos acompanhar o passo a passo para a produção de um relatório baseado em evidências para pesquisas, reportagens e políticas públicas.

QUANDO?

28/07 (quinta-feira), às 9:00h

ONDE?

Laboratório 2 – Rio Guamá

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

2h

Pré-requisitos da atividade

Recomendamos que as pessoas participantes tragam um notebook para acompanhar a atividade.

Será necessário fazer o download dos seguintes softwares:

Gephi
https://gephi.org/

Twitter Dev token
https://developer.twitter.com/en/products/twitter-api/academic-research

Caso queira, também pode conferir o Laboratório Mapeando Redes (curadoria de conteúdo com tutoriais, exemplos e bancos de dados):

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iFsNgXDF2G6u2OgM9LI188OIzp2dV3JZPou-uBm3W50/edit?usp=sharing

loriregattieri

Lori Regattieri

É pesquisadora, estrategista e mobilizadora social e se dedica a investigar inteligência artificial e justiça socioambiental climática. Senior Fellow in Trustworthy AI, Mozilla Foundation. Doutora em comunicação e cultura (UFRJ/ECO), pesquisa inteligência artificial, propaganda computacional e reparação midiática. Estrategista digital com mais de 15 anos de experiência, com foco em estratégias para o engajamento cívico em justiça climática, democracia e promoção de direitos LGTBQIs. Ela/dela.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO