Propaganda em rede? Utilizando o Gephi para mapear redes de manipulação no Twitter

SOBRE O WORKSHOP

O workshop “Propaganda em rede? Usando  Gephi para mapear redes de manipulação no Twitter”, foi ministrado por Lori Regattieri, que é pesquisadora, estrategista digital e integrante do Mozilla Foundation, com experiência em inteligência artificial, propaganda computacional e reparação midiática. A proposta da atividade era que os participantes aprendessem na prática, a utilização do Gephi, um software livre para análise e manipulação de redes e grafos em pesquisas no Twitter.

Inicialmente, o workshop teve como objetivo explicar, através dos tweets e retweets dos usuários da rede, como se formam as tendências de comportamento a partir de determinados assuntos. Lori explicou que, atualmente, o Twitter é uma rede social digital com uma API (interfaces de programação de aplicação) com caráter particular em relação às outras mídias sociais, de forma que reflete com mais clareza as ações dos usuários, sejam publicações ou em compartilhamentos. Por exemplo, por meio dos grafos gerados, podemos ver os nós (vértices) e arestas (laços). É o conjunto deles que permite a criação de uma rede, que busca demonstrar as conexões formadas entre as entidades.

Os “nós” (comunidades e atores) estão ligados entre si por “arestas”. As “arestas” (menções, tweets, retweets) representam as conexões que ligam os “nós” na rede e que resultam em interações. Ela acrescentou, ainda, que o Twitter permite que desenvolvedores criem softwares que se integrem à rede social, como, por exemplo, soluções que ajudem empresas a medir opiniões de seus clientes via Twitter.

Após a apresentação do Gephi, participantes começaram a parte prática da atividade e receberam a orientação para instalar o programa e começar a manipular os recursos da interface para gerar grafos com retweets sobre o uso da urna eletrônica nas próximas eleições (tema escolhido aleatoriamente). Lori explicou como adicionar os filtros, que funcionam como uma espécie de rótulo a fim de parametrizar os dados.

Ela citou também que, em caso de dúvidas, há uma ampla comunidade de desenvolvedores e pesquisadores trabalhando com o Gephi. No fórum do software são trocadas todas as informações atualizadas sobre a ferramenta, assim como os plugins mais seguros para usar. O espaço é muito útil aos pesquisadores, porque acaba sendo um “tira-dúvidas”. Um dos plugins que permitem a coleta de dados do Twitter direto pelo Gephi para o monitoramento de conversas em tempo real é o Naoyun.

Ao final da atividade, os grafos gerados auxiliaram na compreensão global da dinâmica das conexões entre os “nós” e direcionaram a análise para pontos específicos da rede, a fim de identificar as comunidades e atores mais centrais e que se integram mais fortemente sobre o tema escolhido para a pesquisa do tema escolhido, o uso da urna eletrônica nas próximas eleições.

NÍVEL

Básico

loriregattieri

Lori Regattieri

É pesquisadora, estrategista e mobilizadora social e se dedica a investigar inteligência artificial e justiça socioambiental climática. Senior Fellow in Trustworthy AI, Mozilla Foundation. Doutora em comunicação e cultura (UFRJ/ECO), pesquisa inteligência artificial, propaganda computacional e reparação midiática. Estrategista digital com mais de 15 anos de experiência, com foco em estratégias para o engajamento cívico em justiça climática, democracia e promoção de direitos LGTBQIs. Ela/dela.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO