Em julho, completamos um ano desde o fim de nossa primeira campanha de financiamento coletivo, marco de inauguração do programa de membresia da Escola de Dados. Neste post, faremos um balanço deste último ano e iremos compartilhar alguns planos para o segundo semestre.

Desde então, conseguimos realizar muita coisa devido ao apoio desta rede que se formou, como as edições do curso presencial “Transformando Dados em Histórias” em Fortaleze (CE) e Salvador (BA), além da quarta edição do Coda.Br, a nossa conferência anual de jornalismo de dados e métodos digitais, reunindo cerca de 400 participantes e se consolidando como a maior da área na América Latina.

Na última edição do Coda.Br, lançamos, junto com a ABRAJI, o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (as inscrições para a premiação deste ano estão abertas – participe!) e o primeiro fórum online dedicado ao tema.

Após realizar diversas atividades presenciais no ano passado, neste ano, reforçamos nossa plataforma online. Agora, oferecemos cursos online e a possibilidade de inscrição no programa de membresia diretamente em nosso site. Organizamos uma primeira edição de sucesso do Dados 360, voltado a quem está começando na área, e estamos com as inscrições abertas para segunda turma desta atividade. E agora o pagamento e acesso ao programa de membresia está muito mais rápido e simples!

Também estamos produzindo o curso Publicadores de Dados, voltado a quem está em organizações públicas ou da sociedade civil e deseja aprender disponibilizar suas informações da melhor maneira possível. As inscrições estão abertas e as aulas se iniciam no dia 28 deste mês. Este treinamento conta com o apoio da Hivos, que concedeu 40 bolsas para gestores públicos que atuam na área da Amazônia Legal. Além destas bolsas, oferecemos outras 32 vagas para garantir diversidade do curso nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero.

Nossa política de bolsas, aliás, foi implementada em todas as atividades pagas que realizamos no último ano, como forma de democratizar o acesso ao conhecimento. Neste sentido, intensificamos também a produção de conteúdos gratuitos, lançando 16 novos tutoriais, posts no blog e publicando de forma aberta 4 webinars.

Parte deste conteúdo foi produzido com colaboração de alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em uma parceria que fechamos com um projeto de extensão da instituição. E, nos últimos meses, também pudemos incorporar duas novas integrantes a nossa equipe: Edilaine Santos, estagiária e estudante da Universidade Federal do ABC, e Marília Gehrke, jornalista, que apóia as atividades pedagógicas da Escola de Dados agora.

Durante o início da pandemia do novo coronavírus, também abrimos nosso boletim para dar dicas de como trabalhar com dados da covid-19 e organizamos alguns posts e tutoriais específicos sobre o tema. E, nos próximos dias, iremos publicar o ebook da Escola de Dados, que irá consolidar em uma publicação dicas e conceitos importantes sobre o fluxo de trabalho com dados.

Também estamos organizando o Coda.Br 2020, que este ano será inteiramente online e acontecerá de 2 a 7 de novembro. Todas as pessoas com inscrição no programa de membresia ativa no período do evento terão acesso livre e completo ao evento. Além disso, também teremos sessões gratuitas e ingressos a preços reduzidos, para democratizar o acesso à conferência. Em breve, anunciaremos novidades! Aguarde!