Apresentações relâmpago

SOBRE O WORKSHOP

Nesta empolgante sessão, jornalistas e representantes de organizações se destacam ao compartilhar histórias e iniciativas baseadas em dados, de forma envolvente e inspiradora. Após acompanhar as apresentações curtas e dinâmicas, você poderá fazer perguntas e conhecer um pouco mais sobre os trabalhos apresentados. Nesta sessão, você verá as atividades abaixo.

A floresta no alvo: dados e violência na Amazônia
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e sua preservação impacta diretamente o já fragilizado equilíbrio climático do planeta. O que poucas pessoas sabem é que a Amazônia é também a principal fronteira de expansão da violência armada no Brasil atualmente. Nesta atividade, apresentaremos dados e métodos de dois projetos que têm se debruçado sobre a violência na região: o Fogo Cruzado e o Amazon Underworld. Diante da histórica carência de dados sobre o tema no Brasil, os dois projetos se destacam pela inovação e seus bancos de dados.

“FALA, JUVENTUDES DO PARÁ”: ausência de dados gera a vulnerabilidade de juventudes
Nesta atividade, os participantes terão um panorama dos principais problemas enfrentados pelas juventudes do Pará, através da pesquisa “FALA, JUVENTUDES DO PARÁ”, produzida pela Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (CoJovem). Será exposto como a ausência de dados de juventudes no estado ocasiona cenários de vulnerabilidade para jovens, que vão desde a precarização da educação, a subsistência na falta de empregabilidade e sobretudo os impactos ambientais que são diretamente sentidos pela geração que sofrerão por mais tempo com as mudanças climáticas. 

OSGeo na Amazônia: Geotecnologias Livres para o Desenvolvimento Sustentável
Esta palestra tem como objetivo introduzir e destacar o papel da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) na região amazônica, realçando como as geotecnologias livres podem ser ferramentas poderosas para promover o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental e a preservação da Amazônia.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

eryck-batalha

Eryck Batalha

Coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Pará, licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e mestre em planejamento do desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Atualmente estuda a dinâmica e o impacto da violência armada na Região Metropolitana de Belém e as possibilidades para pensar novas políticas públicas de segurança a partir da Geração Cidadã de Dados aliada à tecnologia.

karla-braga

Karla Braga

Engenheira sanitarista e ambiental, cofundadora e diretora de projetos de Instituto COJOVEM. É jovem embaixadora da ONU pelo escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes. Foi bolsista e facilitadora do Programa Youth Brasil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). É Alumni da Embaixada dos EUA (2023); Bolsista da instituição Pour Le Brasil e da Escola de assuntos internacionais de Paris; E acompanha conferências internacionais no ramo do meio ambiente desde 2017 conectando as pautas locais das juventudes amazônidas ao contexto global.

pedro-mota

Pedro Mota

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (atual). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2024). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (UEPA – 2022). Especialista em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal do Pará (2023). Pós-graduando em Políticas Públicas em Gênero e Sexualidade na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (atual). Diretor de Gestão de Conhecimento na ONG COJOVEM. Ativista Social. Produtor de Conteúdo Digital (Instagram: @botodebelem).

tatiana

Tatiana Pará

Mãe, nascida na Amazônia, agrônoma, especialista em Geotecnologias, atua como professora do IFPA campus Belém. É fundadora do grupo Meninas da Geo, presidente do capítulo da Osgeo Brasil e embaixadora da Open Knowledge Brasil. Atua com mapeamento colaborativo na Amazônia e empoderamento feminino através das Geotecnologias.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.