Apresentações relâmpago

SOBRE O WORKSHOP

Nesta empolgante sessão, jornalistas e representantes de organizações se destacam ao compartilhar histórias e iniciativas baseadas em dados, de forma envolvente e inspiradora. Após acompanhar as apresentações curtas e dinâmicas, você poderá fazer perguntas e conhecer um pouco mais sobre os trabalhos apresentados. Nesta sessão, você verá as atividades confirmadas até o momento.

Análises em planilhas com a Loja de Dados da Ambiental Media
A Ambiental Media tem uma loja de dados gratuita onde reúnem diversas bases de dados sobre a temática ambiental. Vamos aproveitar a plataforma para dar os primeiros passos no trabalho de análise de dados. Esta atividade pretende mostrar como ao analisar os dados da plataforma é possível responder a perguntas sobre o que acontece nos municípios amazônicos em termos de desmatamento, focos de incêndio, degradação e outros temas. O objetivo é encontrar possíveis histórias relevantes para o jornalismo local.

Floresta+Amazônia
Esta palestra pretende abordar a aplicação de dados e tecnologia na comunicação e gestão ambiental, com um foco específico na região amazônica. O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa que busca incentivar a conservação e o uso sustentável da floresta amazônica por meio de pagamentos por serviços ambientais e apoio a projetos locais, em parceria com os territórios e organizações da sociedade civil.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

camila800

Camila Rodrigues

Jornalista com mestrado em economia e doutoranda em demografia. Editora e repórter, com quase 20 anos de experiência em redações da grande imprensa e de veículos independentes de comunicação. Atuo na cobertura de direitos humanos desde 2012.

Daniel _ferreira

Daniel Ferreira

Jornalista socioambiental (Unicap), especialista em Comunicação Organizacional (Fadepe), mestre em Desenvolvimento Local (URFPE), Doutor em Extensão Rural (UFSM) e Doutorando em Comunicação pela Unb. Autor de artigos e livros nesse universo. Atua no jornalismo socioambiental há mais de 15 anos com povos indígenas e comunidades tradicionais nas regiões Norte e Nortes, junto às organizações da sociedade civil, organismos internacionais e governos. Atualmente, está no comando da comunicação do Projeto Floresta+ Amazônia, pelo PNUD/ONU.
marina-cubas

Marina Gama Cubas

Jornalista e cientista de dados. Atualmente é editora de dados no Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP), consultora de dados e jornalista científica no Jornal da Unicamp. Trabalhou em editorias de dados no Brasil e no exterior, foi coordenadora e editora de dados na Ambiental Media e repórter na Folha e no Estadão. Fez parte de projetos especiais em veículos como InfoAmazonia, Repórter Brasil e Aos Fatos. Ganhou os prêmios ANA 2023 e Gabo 2020. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo de Dados Cláudio Weber Abramos (2020) e dos Sigma Awards (2023 e 2024).

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.