Geração cidadã de dados

SOBRE O WORKSHOP

A Geração Cidadã de Dados é uma metodologia utilizada amplamente pela sociedade civil, dando aos cidadãos e participantes do projeto se tornarem protagonistas sobre os dados de onde vivem, criticando e construindo métodos participativos que nos tiram do antigo lugar de sujeito da pesquisa. Exemplos reconhecidos são o Cocôzap, elaborado pelo data_labe, bem como o Fogo Cruzado que mapeia violações de segurança pública.

Nessa oficina iremos discutir e aprender como que as próprias pessoas do território podem delimitar um problema social local desde a coleta até a visualização de dados gerados de forma cidadã. Não é preciso ter conhecimento prévio em dados ou programação, é recomendado vir com um smartphone para ser mais fácil de realizar as atividades de coleta de dados via a plataforma kobo collect, que tem sido muito útil para coletar dados em territórios com Internet precária ou sem conectividade.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Recomenda-se ter um smartphone.

polinho

Polinho Mota

Nascido e criado em Manaus, atualmente mora no Rio de Janeiro onde atua como coordenador de dados e DPO do data_labe, laboratório de dados com foco em gênero, raça e território. Possui mestrado e atualmente está no doutorado em Epidemiologia e ciência de dados populacionais na UFRJ. Polinho acredita e trabalha para a democratização das tecnologias, feitas por todas as pessoas de forma livre e soberana.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.