Território do poder: táticas para mapear dados eleitorais

SOBRE O WORKSHOP

Neste workshop os participantes irão aprender a importância do georreferenciamento eleitoral nas eleições. Aprenderão a utilizar R e QGIS para mapear dados eleitorais, identificar padrões de mobilização política e analisar o perfil do eleitorado e redes de apoio em campanhas eleitorais.

Não é necessário ter conhecimentos prévios em programação, pois os códigos serão fornecidos e usados em uma pequena parte da oficina. Ao final, estarão aptos a compreender e aplicar técnicas de georreferenciamento para explorar a dinâmica política dentro dos territórios.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Ter o R e o QGis 3.34.4 instalado, se for utilizar seu computador.

ThaysLavor

Thays Lavor

Jornalista, mestra em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em ciência de dados pela Esalq/USP. Atua com jornalismo investigativo e de dados, com trabalhos em diversos veículos nacionais e internacionais, incluindo agências de fact-checking. Pesquisa transparência, uso e apropriação de dados no jornalismo. Atualmente está como coordenadora de dados na InfoAmazonia, integra o conselho fiscal da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a rede de embaixadores para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR).

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.