Vire um Digital Sherlock: Investigue vídeos e identifique campanhas de desinformação nas redes sociais

SOBRE O WORKSHOP

Nesse workshop, você aprenderá a utilizar ferramentas abertas para investigar vídeos em redes socias ligados a ações maliciosas, conteúdos falsos e propaganda. Os participantes aprenderão desde técnicas básicas até as mais complexas: começando com funções do Chrome DevTools (extração de metadados ou vídeos) até ferramentas para coleta automatizada de dados, como Google Apps Script e yt-dlp. O workshop ensinará métodos para identificar responsáveis por campanhas de desinformação e redes maliciosas, e para detecção de ações coordenadas contra ONGs, jornalistas e sociedade civil.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

As pessoas participantes da atividade devem ter uma conta do Gmail, Facebook e/ou TikTok para facilitar o processo de aprendizado das técnicas.

beatrizf

Beatriz Farrugia

Jornalista de dados e pesquisadora associada do DFRLab. Utiliza OSINT para investigações sobre desinformação, Info Ops, discurso de ódio e polarização política. Também atua com investigações sobre mega eventos esportivos. É coautora do livro “1950: O Preço de uma Copa” e fundadora do website “O Preço de uma Copa”, que divulga dados sobre os mundiais da FIFA no Brasil. Beatriz tem mestrado em jornalismo de dados pela Birmingham City University (BCU) e é professora da University of Derby, na Inglaterra.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.