Análise de dados socioeconômicos do QGIS

SOBRE O WORKSHOP

Neste workshop, você verá uma introdução aos dados geográficos, mostrando operações de análise comuns e um exemplo prático de construção de um mapa com os dados socioeconômicos e as malhas territoriais do IBGE. Utilizando o QGIS – software gratuito de código aberto (open source) para visualização, edição e análise de dados georreferenciados – você aprenderá a converter os indicadores do Censo em mapas e dados geográficos.

Além da produção de mapas, a atividade ensinará a fazer uma análise mais aprofundada sobre os documentos utilizados como referência, explicando variáveis de recorte importantes do Censo IBGE. A condução deste tutorial ficará por conta de Jorge Santos, Bacharel em Geografia, especialista em Geoprocessamento e criador dos sites Processamento Digital e InstrutorGIS.

Jorge inicia o curso explicando os principais conceitos utilizados em geoprocessamento e ilustra com situações cotidianas as diversas aplicações possíveis a partir das técnicas que serão apresentadas. Você descobrirá como obter uma base cartográfica de referência, importar dados tabulares no QGIS e muito mais. Além disso, o especialista comenta sobre a importância do Censo para a compreensão dos dados da população brasileira e esclarece porque a malha do setor censitário contém as informações mais precisas para a realização desses tipos de trabalho.

Em seguida, o tutorial apresentará as funções mais importantes do QGIS, ensinando a turma a colocar a mão na massa. Você vai aprender desde a realização de consultas simples no software até a fazer o tratamento de dados tabulares e relacioná-los com a geometria. Jorge também cita outras tarefas possíveis através do sistema, como o uso de imagens de satélite e realização de consultas avançadas com SQL, para que você possa aprofundar os seus estudos posteriormente.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

ferramentas e referências

Instalação do software QGIS.

Orientações para Instalar o QGIS: parte 1, parte 2 e parte 3.

Dados que serão utilizados durante o curso: Malhas Digitais em Shapefile – IBGE e Tabelas do Censo Demográfico – IBGE

jorge

Jorge Santos

Jorge Santos é Bacharel em Geografia pelas Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro e trabalha com Geoprocessamento desde 2007. É criador dos sites Processamento Digital e InstrutorGIS.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA