Entrevistando dados com o Google Spreadsheets

ESTE WORKSHOP FEZ PARTE DO CODA.BR 2020. JUNTE-SE AO NOSSO PROGRAMA DE MEMBRESIA E GARANTA ACESSO À PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CODA.BR 2021.

SOBRE O WORKSHOP

A investigação em fontes de dados e informações está na essência do jornalismo. E, com o avanço das tecnologias do último século e a crescente oferta de dados disponíveis online, os jornalistas têm ido direto às fontes primárias para extrair informações e contar boas histórias.

Se você pensa que para criar essa intimidade com os dados vai ter que aprender a programar com Python ou R, nesta sessão, a jornalista Jamile Santana mostra que dar esses primeiros passos é mais fácil do que você imagina. Claro que ter essas habilidades ajuda e muito, mas é possível começar (e continuar!) a trabalhar boas pautas utilizando apenas um editor de planilhas, com poucos cliques, direto do seu no navegador. Neste workshop, Jamile compartilha o fluxo de trabalho com dados que ela realiza no dia a dia com o Google Planilhas.

Utilizando uma única ferramenta, você aprenderá a raspar, limpar e analisar dados. A oficina mostra na prática como importar tabelas ou listas diretamente de sites; limpar planilhas e padronizar informações; analisar dados a partir de filtros e entrevistar dados com tabelas dinâmicas. A atividade também mostra fórmulas para descobrir variação percentual, porcentagem do total, tempo entre duas datas e idade da pessoa na data da consulta. 

Ao final da atividade você terá se familiarizado com a lógica por trás do funcionamento das planilhas e estará pronto para começar a utilizá-las para trabalhar com dados no jornalismo.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

FERRAMENTAS E REFERÊNCIAS

jamile

Jamile Santana

Editora pública e coordenadora do Programa de Diversidade nas Redações da Énois, jornalista de dados freelancer da AzMina e fundadora do Painel Jornalismo de Dados.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA