Storytelling com dados: estruturas, técnicas e mão na massa com Flourish

SOBRE O WORKSHOP

A arte de contar histórias está presente em praticamente todos os lugares. Quando se trata de dados, é a forma como a história é contada que transforma números em informação de interesse público. Neste curso, a construção de narrativas através da visualização de dados é a nossa grande estrela. O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Nazareno Andrade, e a pesquisadora e mestranda da UFCG, Dandara Sousa, serão os guias dessa jornada pelo universo do Storytelling de Dados.

Aqui, você irá aprender a contextualizar de forma atrativa a história por trás da sua análise utilizando o Flourish, uma ferramenta para visualização de dados que permite amplas possibilidades de personalização. E sem necessidade de conhecimento prévio em design ou desenvolvimento de códigos de programação.

Existem diversos jeitos de contar uma mesma história. Nazareno começa o workshop apresentando as diferentes formas que as histórias podem ser contadas no jornalismo. Quando elas envolvem dados, não basta apenas inserir um gráfico. É preciso trazer elementos como o drama, a retórica e o suspense para a visualização desses dados. Ou seja, os números devem vir acompanhados de emoção: esta é a principal premissa do Storytelling de Dados.

De acordo com o professor, existem três elementos essenciais ao Data Storytelling: a ordem em que os dados são representados; o controle, em maior ou menor grau, que o público terá para interferir na forma como visualiza esses dados; e a objetividade da informação, isto é, o grau de conexão entre os componentes da narrativa. Ele mostra no workshop como esses elementos podem ser apresentados em diferentes gêneros e estruturas.

Após um panorama teórico e exemplos de aplicação do Storytelling de Dados, o workshop coloca a mão na massa com o Flourish. Com a orientação de Dandara Sousa, você verá como criar narrativas com diferentes modelos de visualização da plataforma: gráficos de linha, gráficos de coluna, gráficos de amostragem e gráficos de pontos. O objetivo é que você personalize no Flourish, de forma criativa e instigante, os dados previamente coletados sobre as candidaturas, divididas por gênero, nas capitais brasileiras. Com a diversidade de opções da ferramenta, o céu é o limite.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

ferramentas e referências

Nazareno Andrade

Nazareno Andrade

É professor na UFCG e atua na área de Ciência de Dados Cívica, especialmente em visualização de dados e em aplicações de controle social.

dandara

Dandara Sousa

É mestranda em Visualização de Dados na UFCG, e pesquisa o uso de visualização para refletir sobre nós mesmos, sozinhos e em grupo.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA