Coleta de dados low-code: obtendo dados no Google Sheets

Gostou desta atividade? Considere participar do nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Já imaginou coletar dados de diversas plataformas usando apenas o Google Sheets? Ou até mesmo desbloquear funções que não existem originalmente no aplicativo sem precisar usar programação? Neste workshop, Pedro Lenhard, head de Inovação na DECODE, compartilha um universo de métodos para extrair e integrar dados no Google Sheets. A partir de exemplos práticos, o workshop apresenta diferentes recursos e disponibiliza uma seleção de templates, complementos (add-ons) e scripts que vão facilitar o seu trabalho com dados no dia a dia. 

Dividido em três partes, o workshop disponibiliza uma planilha de trabalho que contém várias ferramentas e exemplos para praticar. No primeiro bloco, você conhece as funções nativas do Google Sheets, que extraem dados da web para planilhas sem precisar instalar nada. Só com essas funções já é possível coletar dados como feed de notícias e arquivos CSV disponíveis em links. As funcionalidades também permitem extrair dados em formato de tabela ou lista de sites diversos, como o ranking de músicas mais ouvidas no Spotify, a lista de maiores Youtubers do Brasil ou até mesmo os principais resultados de busca no Google aplicando filtros. 

Em seguida, o workshop ensina a instalar add-ons e scripts que adicionam novas fórmulas ao Google Sheets. A partir das funções criadas, o aplicativo consegue importar dados mais avançados, em formatos como XML, JSON e outros. Entre eles, informações selecionadas de páginas da web, além de dados de busca e termos melhor ranqueados no Google. A atividade também compartilha alguns templates pré-prontos, que podem ser usados para coletar dados do Twitter, Instagram e Wikipédia. 

Por fim, o workshop apresenta uma série de conectores que coletam dados de APIs e bancos de dados maiores. Estes conectores são capazes de integração com dados em MySQL ou realizar requisições HTTP para consultar APIs. Alguns deles também auxiliam trabalhos de análise de dados, criam fluxos automatizados e integram bases de dados diferentes em uma mesma planilha. Uma otimização e tanto na apuração de pautas a baseadas em dados.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

pedrol

Pedro Lenhard

Especialista em pesquisa em Métodos Digitais e palestrante principal com 10 anos de experiência internacional em think tanks de primeira linha e empresas financeiras como FGV e BTG Pactual, onde atualmente atua como Chefe de Inovação da Decode.

Participou de diversos projetos premiados como líder de pesquisa ou líder de análise de dados com trabalhos publicados em diversos meios de comunicação como Financial Times, BBC, Folha de S. Paulo, Globo, Globo News, Valor Econômico, Exame, entre outros.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020