Explorar e visualizar dados: ajuste suas pautas

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Os dados servem como fonte para várias pautas, mas você sabe fazer as perguntas certas a eles? E na hora de apresentar os resultados, será que o conteúdo é acessível para o seu público-alvo? Neste workshop, vamos mostrar como o DataStudio, ferramenta gratuita do Google, pode ser um aliado nessas importantes tarefas do trabalho com dados. Rebeca Garcia, gerente de performance na Street Mídia, ensina a construir um painel de dados (dashboard) no DataStudio a partir de uma base de dados, de um jeito simples e rápido. Tudo isso sem precisar de conhecimento prévio em Excel, Google Sheets ou linguagem de programação.

A oficina começa explicando porque o DataStudio é uma boa alternativa na hora de trabalhar e criar visualizações a partir de bases de dados. Além de totalmente online e gratuita, a ferramenta suporta bases robustas e tem uma navegação bastante intuitiva. Como você verá na prática, é possível criar um dashboard com diferentes gráficos como se estivesse montando uma apresentação.

A partir de uma base de dados do Enem, recriamos este dashboard passo por passo. Primeiro, escolhendo o tema e o layout que será usado, para então criar diferentes gráficos, de acordo com a história que queremos contar. Vamos ensinar a transformar um tipo de gráfico em outro, ajustar detalhes, organizar a disposição das informações, criar gráficos integrados entre si, aplicar filtros e entender as principais variáveis. 

Compartilhamos também alguns exemplos de boas práticas que vão ajudar você na hora de construir narrativas com dados e criar visualizações. Desde a definição da base e das hipóteses a serem respondidas até as melhores opções de gráficos, cores, legendas e muito mais. Ao final da oficina, o DataStudio vai ser seu amigo para todas as horas. 

NÍVEL

Básico.

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

rebeca

Rebeca Garcia

Formada em Jornalismo – Comunicação Social pela UnB. Hoje, atua como gerente de performance na Street Mídia. Também foi supervisora de performance no Núcleo de Mídia da Caixa e analista de performance do Correio Braziliense. Participa do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da UnB.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020