Mão na massa: introdução à inteligência artificial

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Já imaginou usar Inteligência Artificial (IA) para otimizar a sua rotina de trabalho no jornalismo? Neste workshop, Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil, apresenta uma série de projetos úteis a jornalistas que utilizam aprendizado de máquina, um tipo de IA. O diferencial da atividade é que, além de mostrar um panorama dos bastidores de uma Inteligência Artificial, o formato foi pensado para ser repleto de exemplos e prático do início ao fim. 

Quais as principais diferenças entre um código de programação e um de uma Inteligência Artificial? Qual a lógica por trás do algoritmo presente nos programas que usam aprendizado de máquina? Como investir em aprendizado de máquina e criar uma Inteligência Artificial para chamar de sua? Vamos esclarecer essas e outras perguntas na oficina e mostrar algumas ferramentas que vão ser grandes aliadas no dia a dia. Hoje, já existem programas que traduzem o conteúdo diretamente de uma foto, transcrevem horas de entrevista, analisam sentimentos de mensagens, classificam conteúdos e muito mais. 

A parte prática da atividade inclui exercícios em três ferramentas diferentes de Inteligência Artificial e mais a apresentação de cinco ferramentas bônus. No primeiro exercício, feito no Quick, Draw!, o objetivo é criar ilustrações e deixar a IA adivinhar os objetos que estão sendo desenhados. A partir desse exemplo prático, o workshop explica como os bancos de dados são fundamentais para as tecnologias de aprendizado de máquina. 

Outro exercício é navegar pela plataforma Teachable Machine, que permite a criação de modelos de aprendizado de máquina para sites e aplicativos, de forma rápida e prática usando imagens ou áudios, sem precisar saber programar. Pires ainda mostra um projeto com um recurso mais avançado de IA, Leprosy of the Land, que identifica áreas de mineração ilegal a partir de imagens de satélite. Ao final da oficina, além de saber como funciona uma Inteligência Artificial, você vai ter uma pequena caixa de ferramentas com programas que vão facilitar a sua rotina. 

NÍVEL

Básico.

DURAÇÃO

1:30h

REFERÊNCIAS DA ATIVIDADE

marco

Marco Túlio Pires

Diretor do Google News Lab no Brasil, lidera parcerias com a indústria jornalística nas áreas de tecnologias emergentes, desinformação e diversidade. Formado em Comunicação Social pela UFMG, co-fundou a Escola de Dados no Brasil e foi o diretor internacional da School of Data. Trabalhou no governo do estado de São Paulo na secretaria de Desenvolvimento Social com inovação, transparência e tecnologia. Escreveu o primeiro manual de dados abertos do governo de São Paulo e fundou a primeira startup de jornalismo de dados do Brasil, a J++ São Paulo.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020