Visualização de dados em minutos: como usar o Flourish para criar gráficos interativos com alguns cliques

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

A visualização de dados é uma etapa fundamental na hora de definir a história que você quer contar para o público a partir dos dados. É ela que dá vida aos resultados e transforma análises complexas em soluções visuais atrativas e fáceis de entender. Nesta oficina, Keila Guimarães, curadora de dados do Google News Lab, ensina a criar diferentes gráficos interativos, usados por redações ao redor do mundo, a partir de modelos (templates) do Flourish. Para a atividade, vamos trabalhar com bases de dados já tratadas no Google Sheets.

O Flourish é uma ferramenta de visualização de dados 100% online que conta uma enorme variedade de modelos e duas versões de cadastro: gratuita e premium, que permite a produção colaborativa de projetos e publicação privada. Graças a uma parceria do site com o Google News Initiative, jornalistas que trabalham em redação têm acesso à versão premium gratuitamente. Outra vantagem da ferramenta é a facilidade para incorporar (embed) modelos em websites e já deixá-los responsivos para acessos via dispositivos móveis.

Durante o workshop, revelamos como você pode fazer essas visualizações interativas de acordo com a pauta que estiver produzindo. Vamos mostrar como criar cinco formatos de visualização do zero a partir de exemplos reais: séries temporais, mapas de calor, horserace, climate strips e mapas coropléticos. Além de aprender a incluir bases de dados distintas (wide e long) no Flourish, vamos ensinar a usar os diversos recursos visuais que a ferramenta oferece para você criar gráficos modernos com informações bem organizadas.

Ao final da atividade, você será capaz de fazer, em poucos minutos, visualizações interativas que ajudam a ilustrar pautas sobre temas como eleições, buscas na internet, mudanças de interesse por determinados assuntos e muito mais. Tudo sem precisar de conhecimento prévio em programação ou design. 

NÍVEL

Básico.

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

keila

Keila Guimarães

É curadora de dados do Google News Lab para Brasil e América Latina, responsável por auxiliar redações a extrair insights dos dados de busca do Google. Como jornalista, contribuiu para diversas publicações brasileiras e internacionais, incluindo Bloomberg, Quartz, El Mundo, Folha de S. Paulo, The Telegraph e BBC Brasil.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020