31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Análise e visualizações interativas de dados na web com Observable

DIA:
05/11

HORÁRIO:
15:45h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C513

Nível:
Intermediário

Sobre o workshop

Observable é uma plataforma avançada para explorar, analisar e visualizar dados na Web. A ferramenta conta com uma gama enorme de gráficos, mapas, filtros e seletores para tratar os dados de forma completa. Ela foi apresentada pelo analista de sistemas e pesquisador Alexandre Cajazeira.

Entre as vantagens do Observable estão a reutilização de códigos e o compartilhamento de recursos. A plataforma trabalha com notebooks reativos, de fácil compreensão e desenvolvimento. É possível começar sabendo muito pouco de programação, embora algum conhecimento em Javascript seja desejável para aproveitar melhor a robustez da plataforma.

Um notebook do Observable é composto por células, que podem ser blocos de código, dados, tabelas, gráficos ou visualizações HTML ou Markdown. Em parte, ele lembra um Jupyter Notebook, mas com mais recursos de visualização de dados.

Um conceito importante em um notebook do Observable são os Inputs. Eles são componentes, como botões, sliders, caixas de seleção, menus ou tabelas que ajudam na interatividade das visualizações. Cada um deles é tratado como um valor pela plataforma.

Durante o workshop, Alexandre fez uma pequena revisão da linguagem Javascript. Segundo o instrutor, embora não seja necessário ter fluência na linguagem, é preciso ter alguma familiaridade com a sintaxe e conhecer conceitos-chave como a manipulação de arrays e objetos. Além destes conceitos, Alexandre destacou que é importante conhecer alguns métodos básicos. São eles: Push, Pop e Shift, ForEach, Filter, Map, IndexOf e Includes

Com essas ferramentas em mãos, o palestrante apresentou a biblioteca Javascript D3js, muito utilizada para visualização de dados utilizando HTML, SVG e CSS. Também foi apresentada a biblioteca Observable Plot, de código aberto, que permite visualizar rapidamente dados tabulares utilizando a plataforma do Observable. Com ela, é possível criar gráficos em segundos utilizando apenas os notebooks da plataforma.

Referências da atividade

alexandrecajazeira

Alexandre Cajazeira

Mestre em Ciência da Computação, pelo programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC/UFC), Especialista em Gestão de TI (UCAM) e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí – CSHNB.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.