31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

ATIVISMO DE DADOS E PRIVACIDADE: PRESERVANDO DIREITOS

Atenção: a atividade acima será aberta e gratuita, transmitida ao vivo no canal da Escola de Dados no YouTube, e contará com tradução simultânea. Para acompanhar a atividade em inglês, confira o vídeo no canal de YouTube da Open Knowledge Brasil.

DIA:
31/10

HORÁRIO:
15:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Básico

Sobre o painel

A tecnologia pode e deve ser usada para promover políticas públicas eficientes. As possibilidades de aplicação podem acontecer em inúmeras frentes, mas é necessário que a gente domine e conheça os  impactos da tecnologia na sociedade, positivos e negativos. Neste painel, contaremos com representantes de duas organizações que pesquisam sobre o impacto da tecnologia na sociedade, mas sobretudo capacitam cidadãos ao seu melhor uso: Marek Tuszynski, co-fundador da Tactical Tech, e Joana Varon, co-fundadora da Coding Rights.

Referências da atividade

Em breve.

joanavaron

JOANA VARON

Geek autodidata e ciberfeminista, com formação acadêmica em Direito, Relações Internacionais e Estudos de Desenvolvimento, foi uma das pesquisadoras que deu início ao grupo de trabalho sobre Considerações de Direitos Humanos para Normas e Protocolos na Internet Engineering Task Force (IETF ). Ela é Diretora Fundadora e Creative Chaos Catalyst na Coding Rights (Brasil). Afiliada ao Berkman Klein Center for Internet and Society, ela também foi bolsista de Direitos Humanos e Tecnologia do Carr Center for Human Rights Policy na Harvard Kennedy School.

Marek_Tuszynski

MAREK TUSZYNSKI

Diretor Criativo e cofundador da Tactical Tech, produz intervenções criativas e sociais que abrangem várias mídias, do cinema e rádio à televisão, livros, exposições e, claro, a web. Nos últimos 25 anos, ele tem trabalhado no nexo de tecnologia e política, informação e ativismo e as consequências de viver em uma sociedade quantificada. A mais recente série de documentários de Marek para a Tactical Tech, Exposing the Invisible, explora as ferramentas e táticas digitais que agora permitem que o ativismo baseado em evidências prospere em uma escala sem precedentes. Marek também é cofundador da agência criativa Tactical Studios, co-curador da exposição Nervous Systems: Quantified Life and the Social Question e The Glass Room e coautor do livro Visualizing Information for Advocacy and the last Efficiency And Madness.

luandro-200@2x

LUANDRO VIEIRA

É especialista em sistemas distribuídos e faz parte da equipe de programas do Digital Democracy. Trabalha junto a comunidades tradicionais e indígenas dando capitação no uso de tecnologias de comunicação e informação e na co-criação de ferramentas para autonomia, soberania e defesa territorial e cultural. A jornada para tornar as tecnologias da informação e comunicação acessíveis, úteis e seguras para as comunidades o levou a contribuir com vários projetos de código aberto ao longo dos anos, como Manyverse, Āhau, Mapeo, Graúna, Kit Para Defensores da Terra, LibreRouter, entre outros.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.