31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Automatização de e-mails usando R

DIA:
06/11

HORÁRIO:
15:45h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C504

Nível:
Avançado

Sobre o workshop

Em alguns momentos, o trabalho do jornalista demanda horas de dedicação em funções que são realizadas apenas de forma manual. Mas, e se houver um jeito de evitar tarefas de repetição e economizar tempo de dedicação para aquilo que realmente importa? Pensando em agilizar o dia a dia do jornalista, Renata Hirota, colaboradora do Núcleo Jornalismo/Volt Data Lab e da Associação Brasileira de Jurimetria, mostrou, neste workshop, como automatizar e-mail usando a linguagem de programação R. 

As newsletters automatizadas desenvolvidas pelo Núcleo Jornalismo são um grande sucesso e também exemplos de automatizações em produtos jornalísticos que deram certo. Nesta oficina, os participantes tiveram a chance de conhecer e aprender um método de automatização empregado pelo veículo. 

Para começar a atividade, Renata apresentou o pacote Blastula, que auxilia na automatização dos e-mails por meio do R. Com ele, é possível criar um arquivo no formato HTML e, a partir de suas funções, configurar os elementos no modelo de e-mail. Essa ferramenta é muito prática para padronizar quais serão os blocos do e-mail, que tipo de texto entrará em qual posição, entre outras configurações.

A instrutora destacou que, caso o modelo desejado contenha elementos muito específicos, com formatação de blocos em parâmetros diferentes, é recomendável criar um template dentro do R em RMarkdown (.Rmd). 

Em seguida, Renata mostrou como fazer a configuração do disparo do e-mail para uma lista de destinatários. Para essa operação, é necessário gerenciar a autenticação da conta de onde sairá o disparo e o usuário deve administrar as chaves de autenticação dentro de sua caixa de e-mail e inserir as informações relacionadas no código.

Com o modelo de e-mail criado e o envio configurado, a palestrante ensinou como utilizar o pacote CronR para executar a parte da automatização e indicou o site Crontab.guru para gerar a chave com a frequência desejada de disparo dos e-mails. A instalação deste pacote facilita a automatização do disparo e agiliza essa etapa final do processo.

renatahirota

Renata Hirota

Jornalista pela ECA-USP e estatística pelo IME-USP. Lida com dados desde 2017 e atualmente trabalha na Associação Brasileira de Jurimetria, realizando pesquisas empíricas na área do Direito. Colabora também com o Núcleo Jornalismo / Volt Data Lab, onde trabalha com análises de dados e desenvolvimento de ferramentas para jornalistas. Faz parte da comunidade R-Ladies São Paulo, que promove a diversidade de gênero na comunidade da linguagem de programação R.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.