31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Introdução ao R (parte 1 de 3)

DIA:

HORÁRIO:

DURAÇÃO:

Sala:

Nível:
Básico

Sobre o bootcamp

Neste bootcamp, Carol Moreno e Lucas Gelape mostraram como utilizar alguns pacotes R para conseguir fazer análises com impacto jornalístico a partir de conteúdos práticos.

A linguagem R é a queridinha dos estatísticos, mas também muito utilizada por jornalistas por ter muitos pacotes que facilitam qualquer tipo de trabalho com dados. Seu equivalente em Python seria o framework Pandas, mas em alguns momentos a linguagem R pode ser considerada ainda mais prática.

A atividade foi dividida em 3 partes. Na primeira delas, Carol apresentou um slide com o conteúdo básico de R, fazendo associações simples com funcionalidades de editores de planilhas, da linguagem Python ou mesmo SQL. Ao final da etapa, houve a criação de um script colaborativo para resolver um problema.

Na segunda etapa, o RStudio foi apresentado. Nele, análises prontas iam sendo executadas, à medida que Lucas ia explicando o que cada pacote ou trecho de código faziam. Durante o processo, os instrutores também explicaram como é o processo de encontrar pautas a partir de dados nas redações jornalísticas.

Por fim, na terceira parte, Lucas mostrou e explicou o script de algumas análises simples porém importantes, como as pensões para filhas de militares e a quantidade de militares que foram eleitos, nas eleições de 2018.  Esta etapa serviu para ressaltar que não é necessário fazer análises complexas para conseguir conteúdos jornalísticos que causem impacto e que é importante ter atenção e se antecipar aos dados para pensar em pautas.

Referências da atividade

carolmoreno

CAROLINA MORENO

Formada em jornalismo pela ECA-USP e com pós-graduação pela Universidade da Coruña (Espanha), é jornalista sênior na TV Globo. Atualmente trabalha como produtora de reportagem para os telejornais de São Paulo, usando as linguagens SQL e R para produzir análises e pensar na visualização de dados na televisão. Antes, foi repórter especializada em Educação no G1 por oito anos, e teve passagens pela Folha de São Paulo e Jornal da Tarde. Já venceu o prêmio Andifes e o segundo lugar do prêmio Impa.

lucasgelape

LUCAS GELAPE

Cientista político e analista de dados. Tem experiência em análises de instituições políticas, desenho de pesquisa, e análise de dados políticos, socioeconômicos e de redes sociais. Aluno de doutorado em Ciência Política da USP. Pesquisador visitante (doutorado sanduíche) na Universidade Harvard. Mestre em Ciência Política e bacharel em Direito pela UFMG. Contribui em projetos do Volt Data Lab como analista de dados. Dentre eles, é responsável pelo desenvolvimento do aplicativo web Science Pulse e por análises em reportagens do Núcleo Jornalismo. Foi cientista de dados no G1 entre julho e novembro de 2018, onde produziu matérias durante as eleições.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.