31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Construindo mapas com Datawrapper, do básico ao avançado

DIA:
05/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C513

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Durante as eleições gerais brasileiras de 2022, vários veículos jornalísticos publicaram mapas sobre a distribuição dos votos apurados, dividindo os resultados por bairros, regiões, municípios e estados do país. Atualmente, diversas ferramentas digitais facilitam a elaboração desses mapas, fornecendo recursos complexos como imagens de satélites e sistemas de informação geográfica, como também instrumentos de interface simplificada, como CARTO, Flourish e Datawrapper.

Neste workshop, o jornalista de dados e cofundador da Agência Tatu, Lucas Thaynan, mostrou como utilizar a ferramenta de visualização de dados Datawrapper, sem a necessidade de qualquer linguagem de programação, a partir do carregamento de dados de arquivos da Web, Excel e Planilhas Google, ou de arquivos CSV/XLS e GeoJSON, para a projeção de mapas eleitorais e de localizações.

Para isso, Lucas explicou os principais tipos de mapas que podem ser criados com o  Datawrapper e a aplicação de cada formato. O mapa do tipo coroplético, por exemplo, é útil para dar destaque para determinada qualidade ordenada em classes e distribuída por regiões. O mapa de rotas permite visualizar o caminho dentro de um determinado território e com pins, caracteriza localizações. Mapas com símbolos, como círculos, permitem trabalhar duas variáveis, como a relação entre quantidade de votos e abstenções. 

Utilizando dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da apuração do segundo turno das eleições de 2022, os participantes classificaram informações sobre a porcentagem de votos por meio do Google Sheets e criaram mapas eleitorais coropléticos sobre o desempenho dos candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) nos municípios brasileiros.

Em outra atividade, Lucas ensinou como criar e publicar um mapa com pins que sinalizam as localizações das estações e rotas de metrô situadas no entorno do local onde ocorreu a edição presencial do Coda.Br 2022. Neste caso, foram utilizados arquivos em formato GeoJSON disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, disponíveis no GitHub do Núcleo Digital da rede Código Não Binário.

O GeoJSON é um formato de codificação de arquivos de dados geográficos estruturados. No Datawrapper, é possível carregar arquivos GeoJSON para criar camadas de geometria sobre as bases de mapas, com componentes que não estão disponíveis no repositório do Datawrapper. Além disso, o formato também é útil para exportar o arquivo editável do mapa criado, conservando os marcadores e as características que foram aplicadas, e possibilitando a manipulação em outras ferramentas compatíveis.

Referências da atividade

Slides do workshop 
Datawrapper
CARTO
Flourish
Google Sheets
• Base de Dados simplificada pelo instrutor “Dados Eleicoes – Workshop Datawrapper – Coda 2022
Portal de Dados Abertos do TSE
• Camadas “09_Metro_Estacao_Existente” e “09_Metro_Linha_Existente” de mapas da Prefeitura de São Paulo no formato GeoJSON, disponíveis no GitHub do Núcleo Digital da rede Código Não Binário.

lucas-thaynan

LUCAS THAYNAN

Jornalista de dados, designer, desenvolvedor Python e programador web. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduado em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling, pelo Insper. Cofundador da startup Agência Tatu, que desenvolve conteúdos e produtos jornalísticos com base em dados públicos com foco no contexto da região Nordeste.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.