31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

dados municipais com SQL

DIA:
05/11

HORÁRIO:
14:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C503

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Trabalhar com dados municipais é uma tarefa desafiadora para jornalistas, pois implica o acesso a grandes bases de dados que demandam meios mais avançados de tratamento. Neste workshop, o jornalista Juan Torres mostrou como otimizar este trabalho por meio do SQL, uma linguagem para consultas estruturadas. 

Voltada para iniciantes, a atividade introduziu o SQL de uma maneira básica, mas que resolve as principais necessidades de jornalistas de dados. O SQL é uma linguagem de pesquisa declarativa padrão para bancos de dados relacionais. Ele executa comandos em bases de dados de forma bem rápida. Por isso, é muito útil para o trabalho jornalístico, fornecendo produtividade e agilidade nas análises.

Para as tarefas da oficina, Juan usou o programa DB Browser for SQLite, uma das plataformas em que é possível trabalhar com essa linguagem. Para acessá-la, é preciso baixar e instalar o programa no computador. Com o DB Browser instalado, o instrutor mostrou o passo a passo da criação de um novo banco de dados, a importação de um arquivo de tabelas e as formatações necessárias para manipulá-las. Antes mesmo de começar as consultas, é importante verificar se a tabela parece bem estruturada e checar sua codificação.

O workshop utilizou microdados de mortes do SUS e a tabela de municípios do IBGE. A partir delas e do uso de consultas (queries), os participantes conseguiram extrair informações relevantes, como estatísticas de mortes por idade e causa da morte por município, frequência das mortes e comparações entre diferentes cidades e regiões. Segundo Juan, a vantagem de trabalhar com microdados é multiplicar as possibilidades de cruzamentos e não depender das limitações de dados consolidados divulgados por órgãos públicos.

O último passo do workshop foi a integração entre diferentes bases para aprofundar a análise. No caso do exercício, o desafio foi unir as bases do SUS e do IBGE, uma vez que os dados do SUS estão sem um codificador importante para fazer análises municipais. O instrutor escolheu a função Inner Join, que une informações das duas bases por meio de uma coluna em comum entre elas. Com os comandos básicos ensinados, é possível replicar a análise para outras bases de dados e usar como base para reportagens sobre os mais diversos temas.

Referências da atividade

juan-torres

JUAN TORRES

É especialista em Estratégia Digital e Jornalismo de Dados. É gerente de programas no International Center for Journalists (ICFJ) e coordenador de projetos no InfoAmazonia. Como instrutor da Escola de Dados, capacitou mais de 1.000 profissionais e estudantes, e é professor do MBA em Jornalismo de Dados do IDP. Em 2022, foi 2º lugar no Stone Data Challenge, entre +1.300 participantes. Já atuou em veículos no Brasil, Espanha e EUA, ocupando cargos em redação, gestão de produtos e estratégia de negócios. Teve o trabalho reconhecido em mais de 15 prêmios de jornalismo e media.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.