31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Explorando Jupyter: uma viagem para conhecer a ferramenta

DIA:
05/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C605

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Neste workshop, a cientista da computação Maria Fernanda Souza apresentou o Jupyter, uma ferramenta web e interativa de programação focada em ciência de dados e computação científica, desenvolvida inicialmente para Julia, Python e R – as três linguagens que formam o nome da ferramenta. 

Maria Fernanda defendeu que o maior diferencial do Jupyter é o acesso e portabilidade do código, já que é possível utilizá-lo pelo navegador, por meio do Jupyter Notebook, mas também via desktop, com o Jupyter Lab, que a instrutora mostrou aos participantes como instalar, usando o conda ou pip, um gerenciador de pacotes para projetos em Python. 

Os notebooks de código, por serem um recurso frequentemente utilizado para troca e compartilhamento de códigos, demandam cuidado reforçado para que seu conteúdo seja bem documentado. A documentação é útil até mesmo para o próprio autor do projeto, caso precise recorrer ao notebook no futuro. Para isso, Maria Fernanda apresentou a linguagem de marcação de texto, Markdown, e mostrou como utilizá-la no ambiente do Jupyter. 

Em seguida, a palestrante comentou as funcionalidades da ferramenta, como adicionar texto, código, executar e visualizar as saídas, enquanto dava dicas de atalhos no teclado para agilizar a produtividade.

Como exemplo, foi utilizado um notebook com um código que coleta os dados da página da Wikipédia sobre deputados federais de Pernambuco e analisa o perfil dos eleitos. Para esta parte prática, a instrutora retomou alguns conceitos de programação e operadores em Python presentes no código. Ela incentivou as pessoas participantes a pensarem em como organizar o arquivo, a partir dos blocos de código e de documentação oferecidos pelo ambiente Jupyter, e da lógica e subrotinas apresentadas, dando atenção especial a como os blocos ficam agrupados e hierarquizados após documentados.

Por fim, Maria Fernanda chamou atenção para a versatilidade da ferramenta. A partir da elaboração de um notebook, é possível gerar uma apresentação de slides, estender os recursos tecnológicos do ambiente com a instalação de plugins e transformar o conteúdo em arquivos PDF ou HTML.

Referências da atividade

mariafernanda

MARIA FERNANDA SOUZA

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRPE, por muitos anos foi pesquisadora na área de Visão Computacional e desde 2020 trabalha como engenharia de dados. Participa ativamente de comunidades de tecnologia como PyLadies Recife e o PUG-PE, também é embaixadora de inovação cívica Open Knowledge Brasil e já foi co-embaixadora do WiDS Recife por dois anos.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.